Publicidade

Novela brasileira quer ser o Game of Thrones gospel tupiniquim

Por| 05 de Julho de 2016 às 13h10

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Diante do sucesso de Game of Thrones, era óbvio que a televisão brasileira iria tentar pegar carona no burburinho causado pela série e criar sua própria versão do épico da HBO. O que ninguém esperava, porém, era que as semelhanças entre a versão original e a edição tupiniquim fossem tão aparentes quanto se revelou. Com Terra Prometida, que estreia nesta terça-feira (05), a TV Record quer trazer as intrigas políticas, amores proibidos e grandes lutas com espada que conquistam o público no canal fechado para dentro do contexto bíblico. E, para isso, ela não quer economizar nas inspirações vindas dos livros de George R. R. Martin.

As referências à saga Crônicas de Gelo e Fogo são tão aparentes que há até mesmo uma personagem chamada Kalesi. Sim, a pronúncia é a mesma do título adotado pela personagem Daenerys Targaryen em Game of Thrones. A diferença é que, na versão brasileira, a personagem não é conhecida como a Mãe dos Dragões, mas como “Rainha das Serpentes” por conta de sua mania de andar sempre com uma cobra em suas mãos. De acordo com a emissora, ela será uma mulher ambiciosa e má, bem diferente da sua contraparte em Westeros.

Em entrevista ao site UOL, a atriz Juliana Silveira, que interpreta a Kalesi brasileira, disse não saber se a sua personagem foi realmente inspirada na rainha Targaryen. Apesar da inegável semelhança dos nomes e da proximidade com répteis assassinos, as duas personagens têm propostas bastante diferentes. Como ela aponta, Daenerys quer reconquistar seu reino, mas sem precisar de um rei ao seu lado para isso. Em contrapartida, Kalesi não tem esse lado conquistador, querendo apenas seguir sua vida ao lado de seu marido real. Fã assumida de Game of Thrones, Silveira brinca dizendo que vai perguntar ao autor da novela se realmente houve alguma inspiração ou foi apenas coincidência.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, na Bíblia, não há nenhuma personagem chamada Kalesi e que a personagem foi criada especialmente para o folhetim nacional. Além disso, a atriz revelou que evitou descolorir demais seu cabelo a fim de evitar mais comparações com a Mãe dos Dragões. Assim, por mais que diga que não houve uma inspiração, ela parece bastante ciente do paralelo existente entre as duas rainhas a ponto de não querer ser comparada à sua prima distante.

Terra Prometida traz ainda outra referência a mundo pop. O marido de Kalesi, o rei de Jericó Marek, também traz várias semelhanças com outro monarca bastante conhecido da ficção: Aragorn, de O Senhor dos Anéis. O visual adotado pela produção da novela para o ator Igor Rickli lembra muito aquele que vimos em O Retorno do Rei, sobretudo com a coroa e a inevitável semelhança física do brasileiro com Viggo Mortensen, que interpreta o rei dos humanos na Terra-Média.

Fonte: UOL