Google Maps de Westeros: fãs criam mapas interativos de Game of Thrones

Por Redação | 08.05.2015 às 09:51

Se você acompanha a série Game of Thrones ou leu os livros sabe o quão difícil é se localizar no imenso mundo de Westeros. São vários nomes, localidades e detalhes geográficos que conseguem dar um nó até mesmo na cabeça do mais empenhado fã. E é por isso que alguns grupos decidiram fazer versões interativas dos mapas para ajudar o pessoal a se localizar pelos Sete Reinos.

O site A Map of Ice and Fire recria todo o cenário imaginado pelo autor George R. R. Martin com uma pegada bem próxima daquilo que temos no Google Maps. Com um simples arrastar de mouse, você consegue visualizar todas as cidades e castelos daquele mundo, além das principais rotas conhecidas.

Só que, ao contrário do serviço de localização do Google, o site conta com alguns recursos adicionais que vão ajudar bastante a quem acompanha a série. A começar pelo grande número de informações que o mapa oferece. Ao clicar sobre uma cidade, por exemplo, você visualiza detalhes sobre a história do lugar, seus governantes e imagens da família que comanda a região.

Além disso, o A Map of Ice and Fire conta ainda com uma ferramenta para ajudá-lo a calcular distâncias. Afinal, quão longe é a Muralha de Winterfell? E qual a área ocupada pelas ilhas dos Homens de Ferro comandados pelos Greyjoy?

Game of Thrones Mapa

Ele também traz um sistema de anotações para que você faça comentários que o ajudem a memorizar o que está acontecendo. E o lado bom é que ele não se limita apenas a Westeros e ainda conta com detalhes de Essos, Sothoryos e Ulthos.

Guia de leitura

Outra opção para quem quer ler os livros ou acompanhar a série sem se perder entre as estradas e montes daquele universo é o site Quarter Maester que, embora seja menos interativo em termos de coisas que você pode fazer com o mapa, oferece uma boa visão dos acontecimentos da história.

O grande destaque dele é que você pode acompanhar o trajeto de cada um dos personagens. Ao escolher um dos diversos heróis e vilões da saga, o site mostra os caminhos por eles percorridos e ainda apresenta fatos importantes que aconteceram em certas localidades, como batalhas, desaparecimentos ou mesmo o ponto em que alguém morreu.

Mapa Game of Thrones

O lado bom disso tudo é que ele conta com um ótimo controle de spoilers. Seja no livro ou na TV, você determina qual foi o último capítulo visto e ele vai limitar as exibições até aquele ponto, evitando que você descubra mais do que gostaria.

Ele ainda conta com opções de visualização que mostram as áreas de influência de cada casa e os locais em que essas famílias governam, o que ajuda também a ter uma maior noção geopolítica das Crônicas de Gelo e Fogo.

Via: A Map of Ice and Fire, Quarter Master, Mashable