Game of Thrones: agora é a hora para "aquela" personagem dos livros dar as caras

Por Caio Carvalho | 11.06.2016 às 17:05
photo_camera Divulgação

Quem leu As Crônicas de Gelo e Fogo e acompanha a série Game of Thrones desde o início sabe que os produtores do seriado optaram por não incluir um elemento importante e muito aguardado na atração. Pela cronologia dos episódios, ele deveria ter aparecido entre os finais da terceira e quarta temporadas. Desde então, a série seguiu por outros rumos e não deu indícios de que um personagem em questão iria aparecer. Até agora.

Faltando apenas três episódios para o final do sexto ano do programa, pistas estão surgindo, e vários usuários apontaram que aquela pessoa - sim, essa mesma que você está pensando - finalmente fará sua estreia na série de TV.

Mas antes de continuarmos, é sempre bom lembrar...

Senhora Coração de Pedra

Bom, vamos lá. No penúltimo episódio da terceira temporada de Game of Thrones, os Starks caíram numa emboscada arquitetada pela família Frey, pelos Lannister e pelos Bolton. O ocorrido foi chamado de Casamento Vermelho, e foi nesse evento que Robb Stark e sua mãe, Catelyn Stark, foram brutalmente mortos. Nos livros, a matriarca da família Stark, desesperada ao ver seu primogênito morrer diante de seus olhos, machucou a própria face com as unhas e teve a garganta cortada "de orelha a orelha" por um dos filhos de Walder Frey.

O corpo de Catelyn foi jogado num rio e encontrado três dias depois por Beric Dondarrion e Thoros de Myr, da Irmandade Sem Bandeiras. Assim como nos livros, Beric é conhecido por ter morrido várias vezes e voltar a vida com a ajuda de Thoros, que por sua vez é um sacerdote vermelho - assim como Melisandre. É aí que as coisas mudam: em A Tormenta de Espadas, Beric decide dar a própria vida para trazer Catelyn de volta, mas como ela já estava morta há muito tempo, acabou ressuscitando bem diferente da nobre e gentil líder da família Stark.

A partir daí, Catelyn recebeu o nome de Senhora Coração de Pedra (Lady Stoneheart), uma versão zumbi da antiga Catelyn. Como seu corpo ficou três dias boiando num rio, ele não se recuperou muito bem; sua pele continuou extremamente branca, quase não tinha mais cabelos e os machucados causados durante o Casamento Vermelho, como as marcas de unha no rosto e o corte em sua garganta, permaneceram. O dano foi tão grande que Lady Stark não consegue falar por completo, apenas por sussurros ao tapar o corte na garganta.

O apelido "Coração de Pedra" também faz jus à nova personalidade de Catelyn, que se lembra de tudo o que aconteceu em vida e agora voltou sedenta em se vingar contra os Frey e todos aqueles que traíram os Starks. Ela, então, assume o comando dos homens restantes da Irmandade Sem Bandeiras, que partem pelas Terras Fluviais em busca daqueles que tramaram sua morte e a de seu filho Robb.

Catelyn e Brienne

Game of Thrones

Nos livros, enquanto enforcavam membros da família Frey nas Terras Fluviais, os homens da Irmandade acabam encontrando Brienne de Tarth e Podrick Payne. Diferente da série, Brienne ainda está à procura de Sansa a mando de Catelyn, que a fez jurar que encontraria Sansa e Arya. O problema é que Brienne revela ter feito um novo juramento a Jaime Lannister.

Por conta disso, Lady Stoneheart, que se recorda de Jaime como um inimigo de sua família, ordena que Brienne e Podrick o encontrem e o matem. Brienne tenta explicar que Jaime mudou seu comportamento mas Catelyn, sem acreditar, manda enforcá-la junto de Podrick. Embora não confirme literalmente, essa parte de O Festim dos Corvos termina indicando que Brienne decidiu seguir as ordens de Catelyn para não ser enforcada, mas isso só vamos saber no próximo livro das Crônicas de Gelo e Fogo.

Por que agora é o momento para Lady Stoneheart aparecer na série

A sexta temporada de Game of Thrones tem se destacado pelo fan-service - ou seja, muito daquilo que os fãs esperavam está de fato acontecendo. A primeira bomba veio no final do segundo episódio, quando Jon Snow ressuscitou após um ritual conduzido por Melisandre. Outros momentos de destaque foram os flashbacks de Bran Stark na Torre da Alegria, a volta de Sandor "Cão de Caça" Clegane, a história por trás de Hodor e a aparição do Mãos Frias (que na série é Benjen Stark, tio de Bran).

Além dos capítulos impactantes, são muitas as pistas de que "é agora ou nunca" a aparição da Senhora Coração de Pedra. A principal delas é que um dos núcleos da sexta temporada está novamente centrado nas Terras Fluviais. Walder Frey está de volta, além de Edmure Tully, o Peixe Negro. Jamie também está por lá tentando negociar que Edmure saia do castelo, enquanto Brienne e Podrick estão a caminho para pedir que ele ajude Jon e Sansa na batalha contra Ramsay Bolton.

Para dar mais significado à volta de Catelyn ao seriado, no episódio "The Broken Man", exibido no domingo passado (5), tivemos o retorno de alguns membros da Irmandade das Bandeiras - ou o que restou dela. No entanto, o mais curioso é que eles, até então conhecidos por pequenos furtos nas Terras Fluviais, assassinaram um grupo inteiro de camponeses seguidores do personagem Irmão Ray. O Cão, que estava no acampamento, tinha ido cortar lenha, e quando volta encontra dezenas de corpos e Ray enforcado. Enforcamento é a marca da Senhora Coração de Pedra.

Um dos membros da Irmandade Sem Bandeiras é Lem Lemoncloak (o de capa amarela ao centro na imagem abaixo), que nos livros é um dos seguidores de Lady Stoneheart.

Game of Thrones

Desde domingo, fãs especulam que, para não deixar um buraco na série, é o Cão quem se encontrará com Catelyn ao invés de Brienne. No final do último episódio, ele fica furioso com o massacre causado pelos homens da Irmandade, pega um machado e sai (possivelmente) à procura deles. O que esses fãs acreditam é que, ao encontrá-los, o Cão conhecerá a Senhora Coração de Pedra, que deve deixá-lo vivo, mas em troca pedirá a morte de alguém que ela deseja se vingar.

Na suposta sinopse de "Os Ventos do Inverno", nome do último episódio da sexta temporada e também o título do próximo livro de George R.R. Martin, há um trecho que diz que "Brienne encontra um amigo transformado em inimigo". E para colocar mais lenha na fogueira, a atriz Michelle Fairley, que interpretou Catelyn Stark no seriado, foi vista na cidade de Belfast, na Irlanda, durante as gravações da sexta temporada, no segundo semestre do ano passado.

Game of Thrones

Com todas essas dicas, tudo culmina para a aparição de Lady Stoneheart na série de TV. Ao final da terceira temporada, os showrunners do programa disseram que Catelyn estava morta, e a própria atriz confirmou que não retornaria à atração. Mas com Jon Snow, Mãos Frias e o Cão voltando no mesmo ano, e com Jaime, Brienne, Podrick, Walder Frey e a Irmandade Sem Bandeiras estando juntos no mesmo arco, é bem difícil não acreditar que a personagem finalmente faça sua estreia. É agora ou nunca.

Com informações: io9, Winter Is Coming, Independent, Forbes, TIME