Fotógrafo acusa produção de Stranger Things de ter roubado uma de suas fotos

Por Natalie Rosa | 08 de Maio de 2018 às 15h40
Reprodução
Tudo sobre

Netflix

O fotógrafo Sean R. Heavey, conhecido por capturar imagens de natureza, está acusando a série Stranger Things de ter roubado uma de suas fotos.

Segundo o profissional, a identificação foi feita quando estava assistindo Stranger Things na Netflix e percebeu que uma nuvem que aparece em um dos episódios era extremamente parecida com uma que havia capturado, mas que não era a mesma.

Semanas depois, um amigo do fotógrafo assistiu ao especial da Netflix que mostra os bastidores da produção da série, mais especificamente o episódio 3, e descobriu o conceito usado pela equipe de Stranger Things. Ele conta que diferentemente do episódio em que a nuvem é apenas parecida, desta vez parece ser a mesma capturada na foto chamada "The Mothership", de Heavey, que mostra uma tempestade no pôr do sol.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Veja abaixo a imagem original e, na sequência, a comparação entre a foto e a cena de Stranger Things:

"The Mothership" (Reprodução: Sean R. Heavey)

Em entrevista à fonte, Heavey diz que a Netflix não pediu sua permissão em nenhum momento e que, após entrar em contato com a companhia, foi informado pela mesma que a nuvem presente na foto não está protegida por direitos autorais.

"Eles estão dizendo que a única semelhança existente é o uso de formação de nuvens similares e que a lei de direitos autorais não protege objetos da forma em que eles aparecem na natureza, e que um artista não pode reivindicar o monopólio sobre objetos de domínio público do mundo real, como formações de nuvens", revela o fotógrafo.

Heavey fez uma publicação de desabafo em seu perfil no Facebook e vem recebendo apoio de diversos fotógrafos. Na postagem, ele pergunta se as pessoas acham que a imagem da série é a mesma de sua foto e o que elas acham disso.

Harvey já está conversando com advogados para tratar do assunto. E aí, o que você acha, é a mesma foto?

Fonte: Peta Pixel

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.