Estudante usa falha na apuração de votos do BBB e antecipa resultados

Por Redação | 18 de Fevereiro de 2016 às 15h41

O Big Brother Brasil faz um enorme barulho também nas redes sociais, onde muita gente comenta os acontecimentos do reality show que está em sua 16ª edição pela Rede Globo. Quem acompanha o programa sabe que terça-feira é dia de eliminação, provavelmente o dia que mais gera atenção do público para descobrir qual participante deixará a disputa. Mas um estudante de São Paulo descobriu um método que o permite antecipar os resultados das votações antes da divulgação oficial.

Desde o dia 3 deste mês, ele publica as informações em sua conta do Twitter. Ao jornal Folha de S.Paulo, o jovem pediu para não ser identificado e garantiu que “qualquer pessoa que entenda um pouco de desenvolvimento de web consegue pegar esses resultados. O que estou impressionado é que ninguém viu ainda”.

O estudante garante que não utiliza de nenhum método ilegal para obter tais dados — em suma, ele não invadiu os sistemas de apuração do programa. As informações podem ser obtidas por meio de uma brecha no sistema, que permite acompanhar o percentual de votos para cada participante em uma disputa. Com estes números em mãos, ele passou a publicar em seu perfil boletins com resultados parciais e finais dos “paredões”, sempre com bastante precisão.

A Rede Globo confirmou que o jovem acessou conteúdo interno da emissora, afirmando ainda que "a segurança da Globo.com monitora e evolui constantemente os nossos sistemas para evitar problemas como este”. A revelação da brecha de segurança que permite o acesso aos votos antes da divulgação oficial veio um dia depois de a emissora anunciar uma mudança na forma como os votos são contabilizados.

Fonte: Folha de S.Paulo

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.