Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Esqueça o gênero: Netflix mostra as séries que te levam aos heróis da Marvel

Por| 22 de Agosto de 2017 às 16h03

Link copiado!

Esqueça o gênero: Netflix mostra as séries que te levam aos heróis da Marvel
Esqueça o gênero: Netflix mostra as séries que te levam aos heróis da Marvel
Tudo sobre Marvel

A Netflix não quer saber de dormir no ponto quando o assunto é séries — ainda mais séries de super-heróis. E o grande desafio da plataforma é saber por qual série os espectadores vão se interessar no futuro. E os tabus não têm espaço nessa questão de esteriótipos, preferências e comportamento de espectador: para um entre oito assinantes que assistem às séries da Marvel, por exemplo, conteúdo baseado em quadrinhos ainda era uma novidade.

E uma coisa é fato: os espectadores estão descobrindo cada vez mais as aventuras de Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro por meio de séries tão diversas quanto o time dos Defensores. E não é por acaso, e sim parte da experiência do usuário: mais de 80% de todas as séries são descobertas por meio de recomendações da própria Netflix.

“Na Netflix, sabemos que gêneros são apenas rótulos, e é por isso que trabalhamos arduamente para criar algoritmos que ajudem os assinantes a abandonar noções pré-concebidas e a encontrar histórias que amarão, mesmo em lugares aparentemente improváveis”, disse Todd Yellin, vice-presidente de produto.

Chega de tabu

Continua após a publicidade

Superar uma desconfiança com um gênero não é algo limitado apenas a super-heróis. Um de cada cinco fãs de Stranger Things, por exemplo, era novato em terror antes de entrar no Mundo Invertido. Da mesma forma, um entre sete espectadores de Black Mirror não era familiarizado com ficção científica antes de explorar o lado escuro da tecnologia.

Para descobrir o comportamento dos espectadores, a Netflix pesquisou e testou padrões de novatos e descobriu várias coisas interessantes, veja só:

Anti-heróis e ambiguidade moral levam os espectadores ao Demolidor

É padrão: as histórias que mostram as complicações da vida aumentam o interesse dos espectadores por Demolidor, assim como o tumulto político de House of Cards e as fragilidades da lealdade familiar em Bloodline. O mesmo acontece com personagens que são ao mesmo tempo justiceiro e vilão, como Walter White e seus feitos empreendedores em Breaking Bad e Dexter Morgan e seu heroísmo homicida em Dexter.

Continua após a publicidade

Humor afiado, mulheres fortes e crimes sombrios atraem espectadores para Jessica Jones

Jessica Jones tem suas sacadas e seu jeitão sagaz, e isso atrai os espectadores para uma maratona. Séries com humor inteligente, como Master of None, Friends e John Mulaney: The Comeback Kid atraem espectadores para Jones e também para histórias com personagens femininas fortes, como Orange is the New Black. Por ela ter um passado como detetive, seriados mergulhados em mundos criminais sombrios também chamam atenção, como o arrepio psicológico de Making a Murderer.

Mundos perigosos e consequências complexas direcionam os espectadores para Luke Cage

Séries que expõem o lado sombrio da sociedade levam os espectadores a Luke Cage, como a questão da culpa em Amanda Knox e a análise da tecnologia em Black Mirror. Da mesma forma, produções mergulhadas em mundos perigosos, como uma Medellín tomada por cartéis em Narcos e uma Atlanta cheia de zumbis em The Walking Dead, levam os espectadores ao mundo de Cage.

Continua após a publicidade

Histórias ousadas de amadurecimento levam os espectadores a Punho de Ferro

Personagens que superam adversidades não são o único caminho para uma maratona cômica. Séries ousadas sobre amadurecimento como Love, Shameless e 13 Reasons Why levam os espectadores até Danny Rand e sua história de órfão a combatente do crime. A passagem de guerreiro a vitorioso também mexe com espectadores, graças a Ultimate Beastmaster.