Como bloquear conteúdos sobre o Big Brother Brasil

Por Joyce Macedo

Nesta segunda-feira (23), começa mais uma edição do reality show mais amado/odiado da internet. No Big Brother Brasil 17, Pedro Bial abandonou o comando da "nave louca" e quem assume a apresentação é Tiago Leifert. Mas se você não está interessado em nada disso, saiba que existem algumas formas de se isolar virtualmente do programa.

O primeiro passo para navegar sem se deparar com assuntos como paredões e confessionário é fazer uma lista de palavras relacionadas ao assunto. Sim, você precisará se dedicar um pouco para que a coisa seja realmente eficiente. Algumas dicas de termos que podem ser bloqueados incluem as variações do nome do programa e suas hashtags: Big Brother Brasil, Big Brother, BigBrother, BBB, BBB17, #BBB, #BBB17, #BigBrother.

Assuntos relacionados à dinâmica do reality também devem ser lembradas: paredão, eliminado, líder, prova do anjo, Big Fone, entre outros. Nomes como o do apresentador e dos participantes também são uma boa pedida nessa lista negra. Para te dar uma forcinha, anote aí os nomes que você não vai querer ver na sua timeline este ano: Daniel, Elis, Gabriela Flor, Ieda, Ilmar, Luiz Felipe, Marcos, Marinalva, Mayara, Pedro, Roberta, Rômulo e Vivian.

Agora que você fez a sua listinha da discórdia em mãos, confira algumas configurações que podem ser feitas nas redes sociais e extensões de navegadores que podem blindar seus olhos das discussões sobre o famigerado BBB:

Twitter

No ano passado, o Twitter lançou um recurso nativo que permite silenciar notificações para os Tweets em que você seja mencionado que contenham palavras, frases, nomes de usuário, emojis ou hashtags específicos. Silenciá-los removerá esses Tweets de sua aba Notificações, das notificações por push, dos SMSs e das notificações por e-mail. Veja como silenciar palavras e hashtags:

  • No aplicativo Twitter para iOS: Notificações > Toque no ícone de engrenagem > Toque em Palavras silenciadas > Toque em + Adicionar palavra ou frase silenciada > Digite as palavras ou hashtags que deseja silenciar > Toque em Salvar > Toque em Concluído.
  • No aplicativo Twitter para Android: Acesse a aba Notificações> Toque em Todas > Toque em Palavras silenciadas > Toque no ícone de adição > Digite as palavras ou hashtags que deseja silenciar > Toque em Salvar
  • Em twitter.com: Clique em Configurações no menu suspenso da imagem de seu perfil > Clique em Notificações > Clique em Silenciar palavras específicas em suas notificações > Insira as palavras ou hashtags que deseja silenciar > Clique em Adicionar

Você verá um botão Silêncio ativado ao lado de cada palavra ou hashtag inserida.

Bloqueie as mensagens enviadas pelos amigos que curtem o programa (Imagem: Canaltech)

Vale ressaltar que silenciar palavras e hashtags só se aplica às suas notificações. Você ainda verá esses Tweets em sua timeline e por meio de busca. As palavras e hashtags silenciadas são aplicadas a respostas e menções, incluindo todas as interações nessas respostas e menções: favoritos, retweets, respostas adicionais e comentar os Tweets. Se você quiser uma opção mais ampla, pode recorrer às extensões de navegadores.

NoBBB

A NoBBB é uma das extensões para Google Chrome e Firefox mais populares quando o assunto é bloquear conteúdo do Big Brother. Além de eliminar as palavras-chave do Twitter e Facebook, a ferramenta também bloqueia conteúdo dos maiores portais da internet para que você tenha uma navegação mais saudável e leia suas notícias tranquilamente. Ele já possui algumas palavras pré-cadastradas, mas você também pode incluir manualmente outras que achar necessário.

Escolha o que bloquear no NoBBB (Imagem: Canaltech)

Open Tweet Filter

Com essa extensão para o Google Chrome instalada, basta abrir o Twitter no navegador e clicar na opção "Filter", localizada no canto superior direito. Insira todos os termos escolhidos para que eles sejam bloqueados da sua timeline.

O OpenTweetFilter adiciona um botão ao menu de configurações da versão web do Twitter (Imagem: Canaltech)

Chega de BBB

Mais uma ferramenta dedicada especialmente ao programa transmitido pela Rede Globo. Também disponível para o Chrome, essa extensão elimina automaticamente das páginas que você visita qualquer menção ao reality. Basta clicar no ícone que aparece no canto do seu browser e configure a extensão como quiser, incluindo a opção de ativar ou desativar o bloqueio a qualquer momento, aplicar o filtro apenas em sites selecionados, além de escolher quais palavras-chave o Chega de BBB vai usar para limpar a sua Internet.

Redes sociais e notícias protegidas (Imagem: Canaltech)