Bebê Rena | Atriz fala sobre verdadeira Martha e desejo de proteger Richard Gadd
Por Paulinha Alves • Editado por Durval Ramos |
O sucesso de Bebê Rena continua a gerar desdobramentos na vida real, mas, ao que parece, Jessica Gunning (Os Fora da Lei) não quer se envolver com as polêmicas que vêm surgindo fora do set. A atriz inglesa que deu vida a Martha na produção da Netflix comentou sobre as acusações feitas por Fiona Harvey ao show e ao comediante Richard Gadd, explicando por que decidiu não se envolver na situação.
- Bebê Rena | Por que a série da Netflix tem esse nome?
- Bebê Rena | Até Stephen King se rendeu ao novo sucesso da Netflix
Em entrevista a Radio Times, Gunning contou que desenvolveu um sentimento de proteção em relação ao protagonista do show, surgido em grande parte devido às experiências que ele viveu e que podem ser vistas no sucesso da Netflix, baseado em sua história.
“Eu e Richard temos uma ligação estreita e estou muito preocupada com qualquer coisa que possa perturbá-lo. Ele é um sobrevivente de agressão sexual e foi perseguido, e acho que qualquer busca por pessoas reais de certa forma prejudica um pouco isso”, enfatizou a atriz.
Gunning, que vem colhendo os frutos do sucesso por sua interpretação no título, tem assistido de longe as declarações dadas pela advogada escocesa Fiona Harvey, a suposta Martha da vida real, que alega ter sido descoberta pelo público graças as pistas deixadas pelo show.
Segundo Harvey, desde então ela não teve mais sossego, se tornando alvo de mensagens abusivas e até ameaças de morte. Uma situação que a “forçou” a vir a público, mostrar o rosto e contar a sua versão da história em uma entrevista dada no começo do mês para o apresentador Piers Morgan.
"Ele [Richard Gadd] disse no passado que não queria que nenhum detetive da Internet saísse e tentasse encontrar as identidades dessas pessoas reais. Ele mudou deliberadamente de identidade por um motivo. Mas é claro, nos dias de hoje, é inevitável — especialmente com um programa tão grande — que as pessoas não fiquem intrigadas com quem são as pessoas reais”, revelou Gunning
Atriz vê Martha como uma personagem
Embora seja inspirado por uma história real, Bebê Rena se apresenta como um produto ficcional e não um documentário que reconstrói os anos de terror vividos pelo comediante Richard Gadd, quando passou a ser perseguido noite e dia por uma mulher que conheceu no bar em que trabalhava.
De acordo com Gunning, ela não conhecia a verdadeira Martha antes da advogada vir a público se manifestar sobre o seriado e toda sua interpretação da stalker foi baseada única e exclusivamente no roteiro escrito por Gadd para a série.
“Eu via a Martha como uma personagem. Eu não estava fazendo uma personificação de uma pessoa real. Ela estava muito clara para mim no roteiro, mas eu genuinamente não sabia nada sobre a pessoa que a inspirou. E Richard também estava interpretando um personagem”, esclarece a atriz.
Sucesso absoluto da Netflix, Bebê Rena se tornou a série mais assistida da plataforma em 30 países, levando a empresa a inscrever o programa em três categorias do Emmy 2024. Para quem ficou curioso, os oito episódios da minissérie podem ser vistos no serviço de streaming.