Star Trek completa 46 anos

Por Redação | 08.09.2012 às 21:15 - atualizado em 09.09.2012 às 09:25

Capitão Kirk, Sr. Spock e Dr. McCoy completam hoje 46 anos de jornada. Em 08 de setembro de 1966, o primeiro episódio de Star Trek (Jornada nas Estrelas) foi ao ar pela emissora americana NBC. A Jornada conquistou fãs por todo o mundo, sendo a série que gerou mais repercussão e spin-offs na história, além de conquistar as telonas do cinema.

Neste sábado (08) o Google fez uma homenagem interativa aos tripulantes da espaçonave USS Enterprise, criando um Doodle interativo especial, no qual o usuário pode brincar com objetos do cenário e até se teletransportar para outros planetas, participando de um episódio da primeira temporada da Série Clássica.

Star Trek Doodle

Um pouco sobre a série


Star Trek, criado por Gene Roddenberry, estreou em 1966 na rede americana NBC. Embora não fosse um líder de audiência (aliás, passou por maus momentos durante sua exibição nas telinhas), a série conquistou adeptos fieis. Depois de sua reprise nos anos 70, Star Trek começou a ganhar fama e não parou mais. O primeiro "lote" de episódios, conhecido com o A Série Clássica, contava com o Capitão Jim Kirk (William Shatner), o Primeiro Oficial vulcano Spock (Leonard Nimoy) e Oficial Médico Chefe Leonard McCoy (DeForest Kelley) como parte do elenco, a bordo da nave USS Enterprise. A série é até hoje a mais honrada pelos fãs.

Star Trek

Star Trek: A Série Clássica

Em 1973, a Jornada ganhou sua versão animada, contando com grande parte do elenco para dublar os personagens. Já em 1987, foi lançada uma nova série, conhecida como The Next Generation (TNG). A bordo da USS Enterprise-D, o Capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) dividia a cena com o Comandante William T. Riker (Jonathan Frakes), o Engenheiro Chefe Geordi La Forge (LeVar Burton), a Oficial de Segurança Tasha War (Denise Crosby), a Médica Chefe Beverly Crusher (Gates McFadden) e seu filho Wesley Crusher (Wil Wheaton). TNG também incluia dois personagens diferentes: o primeiro klingon a entrar na Frota Estelar, Worf (Michal Dorn) e o androide Data (Brent Spiner).

Star Trek

Star Trek: The Next Generation

Em 1993, a série Deep Space Nine foi ao ar, relatando a vida dos membros da Federação em uma estação espacial, a Terok Nor. Os tripulantes são liderados por Benjamin Sisko (Avery Brooks) e Kira Nerys (Nana Visitor). Esta série, por não ocorrer dentro de uma nave, teve um estilo diferente, mostrando temas religiosos e conflitos entre os membros da tripulação.

Depois de Deep Space Nine, surgiram mais séries: Voyager, em 1995, com Kathrun Janeway (Kate Mulgrew) no comando da nave, e Enterprise (2001), que conta a história de como os vulcanoso guiaram os humanos na primeira nave de dobra 5, a Enteprise.

Além das séries, Star Trek originou onze filmes (desde 1979 a 2009), livros, histórias em quadrinhos e jogos, tornando-se um elemeno fundamental na cultura geek e "cult" mundial.