Matemático tenta prever quem vive e quem morre em Game of Thrones

Por Redação | 02 de Outubro de 2014 às 12h10

Existem muitas verdades inegáveis na vida e uma delas é que alguém vai morrer em Game of Thrones. Não por acaso, um dos maiores divertimentos de quem acompanha a obra de George R. R. Martin - seja os livros, seja o seriado televisivo da HBO - é tentar especular e adivinhar o próximo personagem a ir desta para uma melhor. Mas, de acordo com a Wired, aparentemente alguém não se contentou em apenas adivinhar e resolveu levar a brincadeira a sério.

O matemático Richard Vale publicou um artigo científico no qual demonstra o emprego de conceitos da Inferência Bayesiana, que tenta prever eventos futuros a partir de dados coletados de eventos anteriores, para prever qual personagem receberá mais atenção de Martin nos próximos dois livros da série baseado na quantidade de capítulos dedicados a cada indivíduo nos cinco livros anteriores.

O objetivo de Vale é oferecer uma forma de ilustrar o conceito da Inferência Bayesiana aos seus alunos da Universidade de Canterbury. "Eu estava usando esses dados para ilustrar técnicas de análise exploratória de dados em sala de aula (...) e imaginei que este seria um assunto interessante a ser abordado".

Além de prover um excelente material de estudo para seus alunos, o matemático certamente executou um excelente exercício de criatividade. O artigo já está disponível neste link (em inglês) para todos os interessados. Mas tome cuidado com os possíveis spoilers!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.