Lua de Plutão poderá se chamar Vulcano, planeta de origem do Sr. Spock

Por Redação | 22 de Fevereiro de 2013 às 16h36

Os astronômos descobriram e identificaram cinco novos satélites na órbita de Plutão. Três deles foram batizados de Charon, Nix e Hydra, e uma votação que está rolando na internet quer batizar as outras duas luas conhecidas como P4 e P5. Mas, em paralelo, os fãs da série 'Jornada nas Estrelas' iniciaram uma campanha para que uma das luas receba o nome de Vulcano, planeta de origem do Sr. Spock interpretado por Leonard Nimoy. As informações são da revista Wired.

A campanha pela escolha do nome também ganhou a adesão do ator William Shatner, que interpretou o capitão James T. Kirk na série de TV lançada em 1966, e foi ele quem enviou a sugestão do nome Vulcano aos cientistas no começo de fevereiro. A eleição, organizada pelo Instituto Seti da Califórnia, Estados Unidos, já recebeu mais de 100 mil votos entre os 330 mil computados para que a lua de Plutão seja batizada com o nome Vulcano - outros 20 nomes estão concorrendo na votação através do site Pluto Rocks!.

"Vulcano é o Deus grego da lava e da fumaça, sobrinho de Plutão", afirmou Mark Showalter, do Instituto Seti. "Qualquer ligação com a série de televisão 'Jornada nas Estrelas' é mera coincidência, embora podemos ter certeza de que Gene Roddenberry leu os clássicos. Agradecemos a William Shatner pela sugestão".

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A votação será encerrada no dia 25 de fevereiro e os nomes selecionados serão enviados para a avaliação da Unidão Astronômica Internacional. Somente depois, as luas serão batizadas com seus novos nomes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.