Lua de Plutão poderá se chamar Vulcano, planeta de origem do Sr. Spock

Por Redação | 22 de Fevereiro de 2013 às 16h36

Os astronômos descobriram e identificaram cinco novos satélites na órbita de Plutão. Três deles foram batizados de Charon, Nix e Hydra, e uma votação que está rolando na internet quer batizar as outras duas luas conhecidas como P4 e P5. Mas, em paralelo, os fãs da série 'Jornada nas Estrelas' iniciaram uma campanha para que uma das luas receba o nome de Vulcano, planeta de origem do Sr. Spock interpretado por Leonard Nimoy. As informações são da revista Wired.

A campanha pela escolha do nome também ganhou a adesão do ator William Shatner, que interpretou o capitão James T. Kirk na série de TV lançada em 1966, e foi ele quem enviou a sugestão do nome Vulcano aos cientistas no começo de fevereiro. A eleição, organizada pelo Instituto Seti da Califórnia, Estados Unidos, já recebeu mais de 100 mil votos entre os 330 mil computados para que a lua de Plutão seja batizada com o nome Vulcano - outros 20 nomes estão concorrendo na votação através do site Pluto Rocks!.

"Vulcano é o Deus grego da lava e da fumaça, sobrinho de Plutão", afirmou Mark Showalter, do Instituto Seti. "Qualquer ligação com a série de televisão 'Jornada nas Estrelas' é mera coincidência, embora podemos ter certeza de que Gene Roddenberry leu os clássicos. Agradecemos a William Shatner pela sugestão".

A votação será encerrada no dia 25 de fevereiro e os nomes selecionados serão enviados para a avaliação da Unidão Astronômica Internacional. Somente depois, as luas serão batizadas com seus novos nomes.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.