HBO quer lançar serviço de streaming próprio em abril

Por Redação | 10.12.2014 às 12:40
photo_camera Divulgação

A HBO está preparando para o próximo ano o lançamento de um serviço próprio de streaming de vídeo, em que poderá disponibilizar para mais pessoas seu ótimo acervo. Segundo as informações da Fortune a empresa pretende disponibilizar o serviço em abril de 2015, que seria junto com a estreia da próxima temporada de Game of Thrones, uma estratégia para alavancar o serviço desde a estreia. No entanto, ainda não se sabe se o streaming seria uma versão desmembrada ou não da TV por assinatura.

A possibilidade já vinha sendo considerada pela HBO e ganhou mais força com a falta de acordo nas negociações entre a 21st Century Fox e a Time Warner, proprietária da emissora. Para aumentar os lucros, uma das opções seria levar o conteúdo da HBO para mais pessoas, mas como nem todos tem o acesso à TV a cabo, o streaming passou a ser uma alternativa interessante, ainda mais com o êxito de iniciativas como Netflix e Hulu.

Alguns conteúdos da HBO, como True Blood e Boardwalk Empire já estão disponíveis na Netflix, mas a emissora ainda tem boas cartas na manga, como Game of Thrones, The Newsroom, além de um grande acervo de filmes, que atualmente está disponível apenas para clientes tradicionais ou via HBO Go, exclusivo para assinantes.

É esperado que a HBO discuta mais detalhes do projeto, como preço e disponibilidade, no próximo mês durante a CES 2015. Mesmo que a empresa consiga colocá-lo em prática, é provável que a princípio ele esteja disponível apenas nos Estados Unidos.

A emissora, no entanto, pode encontrar dificuldades em executar o projeto. A tecnologia própria para colocar o serviço de streaming no ar, chamada Project Maui, foi cancelada e a HBO optou por assinar com uma outra empresa para realizar essa parte, a MLB Advanced, usando recursos externos. A situação pode ficar ainda mais complicada na empresa considerando desentendimentos internos, entre eles envolvendo o CTO, Otto Berkes. “Uma mudança teria sido desesperadamente necessária, mas a que temos é tóxica, sem unidade, direção e clareza. A cultura agora é hostil e você pode ser apunhalado pelas costas com um sorriso”, declarou ele.

Fonte: http://fortune.com/2014/12/09/hbo-streaming/