Game of Thrones: último episódio foi pirateado 1,5 milhão de vezes em 12 horas

Por Redação | 18 de Junho de 2014 às 08h56
photo_camera Divulgação

O último episódio da quarta temporada de Game of Thrones foi ao ar no último domingo (15) pela HBO. De acordo com a medição de ibope dos Estados Unidos, o décimo capítulo intitulado The Children foi assistido na TV paga por mais de 7,1 milhões de pessoas. Contudo, a série baseada nos livros de George R. R. Martin bateu outro recorde no mundo da pirataria online.

Segundo informações do site TorrentFreak, apenas 12 horas depois de ir ao ar na televisão, o episódio final teve aproximadamente 1,5 milhão de downloads, o equivalente a 2 petabytes de dados (ou 2 mil terabytes). Além disso, poucas horas depois do primeiro arquivo de The Children ser disponibilizado na internet, estima-se que mais de 254 mil pessoas compartilharam o mesmo e único arquivo ao mesmo tempo. Desse total, 63 mil estavam fazendo o download e 190 mil o upload do episódio

Os números de compartilhamento são superiores ao do quinto episódio da quarta temporada do seriado, First of his Name, que foi ao ar em maio. Na época, 207 mil pessoas compartilharam o mesmo arquivo de torrent. Os campeões em downloads são os moradores da Austrália, seguido pelos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Este é um dado curioso, visto que a HBO está disponível em todos estes países e, teoricamente, a pirataria é mais comum em lugares onde um determinado conteúdo não é acessível legalmente.

O TorrentFreak ainda destaca que o número de downloads de The Children deve aumentar para 7,5 milhões nas próximas semanas e, consequentemente, fazer de Game of Thrones a série mais pirateada da TV pelo segundo ano consecutivo.

Mas engana-se quem pensa que as emissoras estão infelizes com tanto conteúdo ilegal. No ano passado, Jeff Bewkes, CEO da Time Warner Cable Inc. – a empresa que garante a exibição do seriado nos EUA –, afirmou que a pirataria de Game of Thrones tem sido muito positiva para a HBO, já que cria uma propaganda boca-a-boca e tem levado novos assinantes para seus canais pagos.

"Basicamente, nós lidamos com este problema há anos na HBO, literalmente 20, 30 anos, nos quais as pessoas têm levado cabos para o fundo de seus apartamentos e têm compartilhado o sinal com seus amigos", disse Bewkes. "Nossa experiência aponta que, tudo que leva a uma maior penetração, garante mais pagamentos com legendas, mais saúde para a HBO e menor dependência de ter que fazer propaganda paga. Se você analisar, Game of Thrones é o programa mais pirateado do mundo. E isso é melhor do que um Emmy".

Legalmente, Game of Thrones também quebrou outros recordes. Recentemente, a HBO disse que o programa acumula uma audiência média de 18,4 milhões de telespectadores por semana, considerando a transmissão ao vivo, aos domingos, e reprises durante a semana. São 200 mil telespectadores a mais que Família Soprano, detentora do recorde anterior de 18,2 milhões de pessoas que acompanharam a série em uma mesma semana.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.