Depois de Steve Jobs, novela da Globo tem referências a programação e Watch_Dogs

Por Redação | 26 de Maio de 2014 às 10h48

A novela Geração Brasil continua com suas homenagens diretas ao mundo da tecnologia. Após a criação de um protagonista com história de vida, ideias e atributos semelhantes aos do fundador da Apple, Steve Jobs, a trama também voltou seu olhar para os mundos da programação e dos games.

Como mostra o Código Fonte, em diversos momentos do enredo, os personagens são mostrados trabalhando em programação e criação de softwares quando, na verdade, o que se vê em suas telas são linhas de HTML ou PHP. Essas linguagens são usadas para a criação de sites e não poderiam estar servindo para o fim citado pelos personagens.

É o que acontece, por exemplo, durante a apresentação de um projeto de startup pelo personagem Davi, interpretado por Humberto Carrão. Em cenas que parecem emular as míticas falhas de softwares em exibições ao vivo, ele se atrapalha e acaba diante de uma série de linhas de programação em HTML, aparentemente retiradas de um trabalho da PUCRS.

Em um segundo caso, a referência direta são os games, mais especificamente o título Watch_Dogs, da Ubisoft. Em um determinado momento, o protagonista Jonas Marra (Murilo Benício) mostra o que “é capaz” de fazer apenas com o celular, apagando todas as luzes do Rio de Janeiro com um único toque.

É exatamente essa a proposta do game, que chega às lojas nesta terça-feira (27) e conta a história de Aidan Pearce, um habilidoso hacker que se tornou vigilante e parte em busca de vingança. A partir de seu smartphone, ele tem acesso a toda a infraestrutura da cidade de Chicago e pode hackear desde caixas eletrônicos e computadores até sistemas elétricos e de trânsito, que são utilizado para cumprir seus objetivos ao longo da aventura.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.