Depois de Steve Jobs, novela da Globo tem referências a programação e Watch_Dogs

Por Redação | 26 de Maio de 2014 às 10h48

A novela Geração Brasil continua com suas homenagens diretas ao mundo da tecnologia. Após a criação de um protagonista com história de vida, ideias e atributos semelhantes aos do fundador da Apple, Steve Jobs, a trama também voltou seu olhar para os mundos da programação e dos games.

Como mostra o Código Fonte, em diversos momentos do enredo, os personagens são mostrados trabalhando em programação e criação de softwares quando, na verdade, o que se vê em suas telas são linhas de HTML ou PHP. Essas linguagens são usadas para a criação de sites e não poderiam estar servindo para o fim citado pelos personagens.

É o que acontece, por exemplo, durante a apresentação de um projeto de startup pelo personagem Davi, interpretado por Humberto Carrão. Em cenas que parecem emular as míticas falhas de softwares em exibições ao vivo, ele se atrapalha e acaba diante de uma série de linhas de programação em HTML, aparentemente retiradas de um trabalho da PUCRS.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Em um segundo caso, a referência direta são os games, mais especificamente o título Watch_Dogs, da Ubisoft. Em um determinado momento, o protagonista Jonas Marra (Murilo Benício) mostra o que “é capaz” de fazer apenas com o celular, apagando todas as luzes do Rio de Janeiro com um único toque.

É exatamente essa a proposta do game, que chega às lojas nesta terça-feira (27) e conta a história de Aidan Pearce, um habilidoso hacker que se tornou vigilante e parte em busca de vingança. A partir de seu smartphone, ele tem acesso a toda a infraestrutura da cidade de Chicago e pode hackear desde caixas eletrônicos e computadores até sistemas elétricos e de trânsito, que são utilizado para cumprir seus objetivos ao longo da aventura.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.