BBC anuncia programa de TV especial sobre o making of de GTA

Por Redação | 12 de Março de 2015 às 18h12

A rede BBC vai lançar uma produção baseada no making of de um dos jogos mais aclamados e polêmicos de todos os tempos: Grand Theft Auto, da Rockstar. A novidade está sendo codesenvolvida pelo jornalista de tecnologia e games Guy Cocker.

De acordo com informações da BBC, trata-se de uma produção especial de 90 minutos que vai mostrar a criação do game, e não uma adaptação do seu submundo, como muitos poderiam esperar. O GTA da BBC vai contar a história de como o jogo foi concebido e as consequências de seu lançamento, como a reação dos diversos grupos que se opuseram a sua jogabilidade violenta.

A iniciativa faz parte do projeto "Make it Digital", uma campanha da BBC que visa tornar o Reino Unido mais digital, estimulando a criatividade e oferecendo exemplos que podem inspirar visionários digitais do futuro. Além disso, o programa pretende criar ainda 5.000 vagas de trainees para adolescentes desempregados e tentar melhorar a literacia de tecnologia do país.

Ao contrário de muitas outras histórias de sucesso do mundo da tecnologia, GTA não foi criado no Vale do Silício, mas sim idealizado por um grupo de gênios britânicos dos games que se conheciam desde os seus tempos de escola. E esse é um dos pontos que a produção da BBC vai abordar.

Além disso, o show também vai dramatizar o pânico moral que eclodiu quando o jogo foi lançado e muitos pais ficaram preocupados com a imersão das crianças em um mundo virtual tão violento. Na ocasião, políticos também ficaram alarmados com os valores que o jogo encorajava, e, principalmente, moralistas e ativistas lutaram para proibir a circulação de GTA.

Apesar de toda a polêmica envolvida, sem dúvidas GTA é um grande exemplo de como é possível obter sucesso no mercado de games, uma vez que o Grand Theft Auto V arrecadou US$ 1 bilhão nos seus três primeiros dias no mercado, tornando-se assim o produto de entretenimento mais vendido da história.

Além disso, em 2014, os irmãos Sam e Dan Houser, criadores de GTA e cofundadores da Rockstar Games, figuraram na lista das 1.000 pessoas mais ricas da Grã-Bretanha, de acordo com a publicação The Sunday Times. Na ocasião, sua fortuna estava avaliada no equivalente a cerca de R$ 335 milhões de reais.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.