Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp vai dispensar verificação por SMS no iOS

Por| 04 de Outubro de 2019 às 13h30

Link copiado!

WhatsApp vai dispensar verificação por SMS no iOS
WhatsApp vai dispensar verificação por SMS no iOS
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp está mudando seu processo de autenticação no iOS para não mais depender do recebimento de um código por SMS. A mudança deve valer para os usuários que já tiverem o número de celular registrado no sistema Chaves do iCloud, que mantém armazenadas no aparelho as senhas, credenciais e outras informações de segurança para agilizar o processo de login em sites e serviços.

A novidade apareceu brevemente na seção de perguntas e respostas frequentes do site do WhatsApp, mas já foi retirada do ar. Entretanto, ela não escapou aos olhos atentos do site WABetaInfo, que costuma antecipar informações sobre o mensageiro e já deu como certa a mudança para o novo formato, mais ágil na configuração inicial do aplicativo e, principalmente, mais seguro.

Não é como se a mecânica atual fosse complicada ou ineficaz, mas ao cortar uma etapa em prol de um sistema ainda mais seguro que o próprio, o WhatsApp agiliza o processo. Além disso, a validação por meio do iCloud impede a realização de um golpe comum nas semanas recentes, que envolve tentativas de clonagem do mensageiro.

Como o Canaltech informou há algumas semanas, as tentativas de golpe atingem, principalmente, usuários que postaram anúncios em serviços de vendas como OLX ou Webmotors. Passando-se por um funcionário de um destes serviços, os golpistas fingem estar confirmando informações de uma oferta enquanto inserem o telefone do usuário em outro celular, pedindo o código que chega por SMS como se fosse um número de protocolo. Uma vez com acesso, passam a pedir dinheiro para os contatos.

Continua após a publicidade

A utilização das Chaves do iCloud para essa verificação não permite a realização de golpes desse tipo, que envolvem engenharia social e apostam na ingenuidade das vítimas. O sistema de segurança da Apple está disponível da versão 7.0.3 em diante do iOS e pode ser ativada por qualquer usuário do iPhone.

Não se sabe, entretanto, quando o novo sistema de validação vai entrar no ar, nem se o WhatsApp pretende implementar mudanças semelhantes também na versão para Android do mensageiro.

Fonte: WABetaInfo (Twitter)