WhatsApp pode expandir alerta de criptografia do Business para todos no Android

Por Ramon de Souza | 30 de Outubro de 2020 às 20h00
Pixabay

Recentemente, nós do Canaltech avisamos que o WhatsApp iria, em breve, alterar seu sistema de notificações para avisar o usuário caso ele esteja conversando com alguma empresa que utilize ferramentas externas para gerenciar suas mensagens. Nesses casos, o app não pode garantir que seu sistema de criptografia ponta-a-ponta, que protege os chats contra bisbilhoteiros, funcionará corretamente, já que há um “intermediário”.

A novidade é que o pessoal do WABetaInfo acaba de dissecar a mais nova compilação Beta do aplicativo para Android (versão 2.20.205.6) e descobriu indícios de que, de fato, ele deixará mais claro aos internautas caso aquele bate-papo não seja tão seguro assim. Os novos alertas, porém, parecem ir além de interações corporativas no WhatsApp Business, servindo também para conversas de cunho pessoal.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

A maior diferença está no texto que aparece na página “Segurança” dentro do menu de configurações do app. Hoje, ele diz que “o WhatsApp protege suas conversas com criptografia ponta-a-ponta” e explica o que isso significa para sua privacidade. Com a atualização, o texto diz mensagens e ligações protegidas ficam apenas entre você e o destinatário, mas sugere que certas mensagens podem não ser criptografadas.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Essas “certas mensagens” são justamente aquelas enviadas através de uma ferramenta externa. Ao colocar um intermediário entre as duas pontas de uma conversa no WhatsApp, a criptografia também acaba sendo afetada. Por isso, a partir de um futuro breve, a companhia vai emitir alertas caso não consiga identificar os códigos de segurança de com quem você estiver conversando.

Claro, estamos falando de uma funcionalidade oculta em uma compilação Beta, o que significa que ainda vai demorar um pouquinho para que o recurso seja disponibilizado globalmente — se é que isso realmente vai acontecer.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.