WhatsApp pode expandir alerta de criptografia do Business para todos no Android

Por Ramon de Souza | 30 de Outubro de 2020 às 20h00
Pixabay
Tudo sobre

WhatsApp

Saiba tudo sobre WhatsApp

Ver mais

Recentemente, nós do Canaltech avisamos que o WhatsApp iria, em breve, alterar seu sistema de notificações para avisar o usuário caso ele esteja conversando com alguma empresa que utilize ferramentas externas para gerenciar suas mensagens. Nesses casos, o app não pode garantir que seu sistema de criptografia ponta-a-ponta, que protege os chats contra bisbilhoteiros, funcionará corretamente, já que há um “intermediário”.

A novidade é que o pessoal do WABetaInfo acaba de dissecar a mais nova compilação Beta do aplicativo para Android (versão 2.20.205.6) e descobriu indícios de que, de fato, ele deixará mais claro aos internautas caso aquele bate-papo não seja tão seguro assim. Os novos alertas, porém, parecem ir além de interações corporativas no WhatsApp Business, servindo também para conversas de cunho pessoal.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

A maior diferença está no texto que aparece na página “Segurança” dentro do menu de configurações do app. Hoje, ele diz que “o WhatsApp protege suas conversas com criptografia ponta-a-ponta” e explica o que isso significa para sua privacidade. Com a atualização, o texto diz mensagens e ligações protegidas ficam apenas entre você e o destinatário, mas sugere que certas mensagens podem não ser criptografadas.

Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Essas “certas mensagens” são justamente aquelas enviadas através de uma ferramenta externa. Ao colocar um intermediário entre as duas pontas de uma conversa no WhatsApp, a criptografia também acaba sendo afetada. Por isso, a partir de um futuro breve, a companhia vai emitir alertas caso não consiga identificar os códigos de segurança de com quem você estiver conversando.

Claro, estamos falando de uma funcionalidade oculta em uma compilação Beta, o que significa que ainda vai demorar um pouquinho para que o recurso seja disponibilizado globalmente — se é que isso realmente vai acontecer.

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.