Visa lança sistema de localização para validar compras no cartão

Por Redação | 23 de Julho de 2015 às 11h58
photo_camera FIPCEQ

Se depender de um novo sistema lançado pela Visa, os dias de ligar para o banco para avisar que se está viajando para o exterior estão contados. A operadora está anunciando o lançamento do Mobile Location Confirmation, um sistema que, como o nome já diz, vai utilizar dados de localização para validar transações feitas com o cartão de crédito.

A novidade funciona a partir de um aplicativo instalado no celular ou tablet do cliente. O software é capaz de registrar a geolocalização do usuário no momento em que ele se conectar à internet e anexar essa informação a seus sistemas de segurança. Assim, ambos os dados são cruzados quando uma compra é feita e, caso tudo esteja correto, a transação é confirmada.

O usuário não precisa estar conectado no exato momento em que passar o plástico na maquininha, de forma a não incorrer em custos de deslocamento ou taxas adicionais. A Visa não entrou em detalhes sobre o funcionamento exato da solução, que provavelmente conta com um limite de tempo para que o cruzamento dos dados aconteça e seja bem-sucedido.

Anunciada originalmente em fevereiro, a plataforma representa uma parceria entre a Visa e a Finsphere Corporation, uma empresa especializada em análise de geolocalização e dados móveis. É ela a responsável por fazer a integração dos sistemas e garantir a fidelidade dos dados.

Além disso, o método vem para atender a uma demanda dos próprios bancos, que, de acordo com dados da própria operadora, gastam centenas de milhões de dólares anualmente para lidar com as ligações dos clientes e os pedidos de autorização para compras no exterior. Isso sem falar na frustração dos próprios usuários, que muitas vezes se veem impedidos de realizar compras devido a falhas no sistema, e nas perdas dos lojistas com tudo isso.

Agora, depende dos bancos fazerem com que a plataforma funcione corretamente. A solução já está à disposição das instituições financeiras para integração aos serviços de internet banking e a Visa sugere que todo o processo de aprovação seja feito pela internet, sem necessidade de ligações telefônicas ou confirmações adicionais.

Por enquanto, porém, a novidade está disponível apenas para instituições dos Estados Unidos. Não existe prazo para liberação em outros territórios.

Fonte: Visa

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!