Vídeo mostra segurança do Android Marshmallow sendo burlada em 11 minutos

Por Redação | 06 de Maio de 2016 às 10h10
Etnyk/Flickr

Em 2015, o Google introduziu um novo recurso no Android chamado "Factory Reset Protection". A ferramenta protege o smartphone contra roubos e perdas se outra pessoa tentar resetar o aparelho para as configurações de fábrica, travando o aparelho após tentativas malsucedidas de autenticação.

Antes do surgimento dessa ferramenta de proteção, era bem mais fácil resetar um smartphone com Android. Bastava segurar o "botão de power + diminuir volume" para ter acesso ao modo de recuperação, ou Recovery Mode, de onde é possível proceder normalmente para um reset total do aparelho para as configurações originais.

Mas com a grande fragmentação do Android, algumas fabricantes podem deixar a ferramenta de proteção de fora do sistema, preferindo implementar sua própria solução ou, ainda, deixar o aparelho simplesmente desprotegido. Para mudar um pouco esse quadro, foi introduzido o suporte nativo a leitores de digitais no Android Marshmallow, uma camada extra de proteção para o sistema.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ainda assim, um usuário conseguiu passar por cima de todas essas ferramentas de proteção do Robô Verde apenas navegando por diferentes menus do sistema. Todo o processo para burlar a proteção foi documentado em um vídeo de 11 minutos utilizando um Nexus 6P. Nele, é possível perceber que não é preciso utilizar quaisquer cabos ou outros programas, bastando navegar na interface do aparelho.

O Google já está ciente do problema, mas declarou que não considerava essa brecha um problema grave de segurança. Com a divulgação do vídeo, o youtuber Tom S espera que a empresa mude de ideia e resolva o problema.

Fonte: Phone Arena

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.