Versão gratuita do Spotify pode estar enviando malwares para usuários
A versão gratuita do serviço de streaming de músicas Spotify pode estar enviando anúncios infestados com malwares para seus usuários, revelam postagens feitas nos fórum oficial da plataforma.
As postagens afirmam que, enquanto está aberta e reproduzindo músicas, a aplicação desktop do Spotify tem frequentemente ocasionado a abertura repentina do navegador instalado na máquina, levando usuários para sites com anúncios maliciosos.
A vulnerabilidade foi observada pela primeira vez em dispositivos com o Windows 10, mas parece afetar também outros sistemas operacionais - como Ubuntu e o MacOS.
Usuários recorreram ao Twitter para enviar reclamações ao Spotify, que afirmou que já está analisando os casos indicados. A empresa, entretanto, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
PSA: uninstall Spotify free, their ads are plagued with malware right now. pic.twitter.com/DUOqDrnDUZ
— Volp (@VolpRS) October 5, 2016
Had a malware on my ubuntu desktop that kept opening random ads on my browser every minute. Luckily @Spotify client was easy to uninstall.
— Samu Nuutamo (@SamuNuutamo) October 5, 2016
@SpotifyCares Yesterday the Spotify Free software started launching malware on my Mac's Safari on its own. Many have the same experience atm
— Taru Kalvi (@tarukalvi) October 5, 2016
Essa não é a primeira vez que o Spotify enfrenta problemas do tipo. Em 2011, o serviço de streaming também foi acusado de enviar publicidade carregada com malwares para alguns usuários. Na ocasião, a empresa identificou e solucionou a vulnerabilidade rapidamente, divulgando um pedido público de desculpas na sequência.
Fonte: The Next Web
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.