Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vazamento da NSA expõe Red Disk, sistema de inteligência do Exército dos EUA

Por| 28 de Novembro de 2017 às 17h58

Link copiado!

Vazamento da NSA expõe Red Disk, sistema de inteligência do Exército dos EUA
Vazamento da NSA expõe Red Disk, sistema de inteligência do Exército dos EUA

Uma imagem de HD pertencente à NSA (Agência de Segurança Nacional), com mais de 100 GB de dados, teve seu conteúdo vazado em outubro. As informações do disco rígido faziam parte de um projeto de inteligência do Exército chamado Red Disk.

Os dados pertencem ao Comando de Inteligência e Segurança do Exército dos Estados Unidos e da NSA.

A imagem do disco foi deixada em um servidor de armazenamento não listado, mas público, da Amazon Web Services. Ela estava sem senha, ou seja, qualquer pessoa poderia baixar e visualizar o conteúdo.

Quem encontrou os dados foi Chris Vickery, diretor de pesquisa de risco cibernético da empresa de segurança UpGuard. Isso aconteceu em outubro, momento em que ele informou o governo. O proprietário do servidor do armazenamento ainda é desconhecido, e o conteúdo está protegido agora.

Continua após a publicidade

Projeto fracassado

A imagem do disco é datada de maio de 2013 e vem de um servidor baseado em Linux. Já o Red Disk é o projeto de uma plataforma para processamento e compartilhamento de informações de inteligência, vigilância e reconhecimento.

O Red Disk foi concebido como um sistema capaz de atender às demandas de operações militares grandes e complexas. O Pentágono teria gastado pelo menos US$ 93 milhões no projeto, que nunca foi implantado.

Os testes indicaram que o sistema era lento, propenso a falhas e difícil de usar. Um grupo de soldados afirmou, em 2014, que era um "obstáculo às operações". Desde então, o Red Disk tem sido considerado como um fracasso.

Continua após a publicidade

Mais vazamentos

Este é só mais um caso de vazamento de dados da NSA na história recente. Depois de Edward Snowden, que expôs dados relacionados à vigilância e privacidade em 2013, pelo menos outros dois casos foram revelados.

Esse tipo de vazamento se tornou recorrente nos últimos anos também com empresas privadas. Companhias como Accenture, Verizon e  Viacom foram vítimas da exposição de dados no ano passado.

Fonte: ZDNet