Usuários de OS X e iOS são os novos alvos dos scammers

Por Redação | 22 de Outubro de 2015 às 08h17

Há anos usuários do Windows são atormentados por scammers que utilizam o nome do sistema operacional e da Microsoft para enganar suas vítimas e conseguir tirar algum dinheiro delas ou instalar malwares em seus PCs. Agora, os golpistas estão voltando sua atenção para usuários de dispositivos da Apple.

Pesquisadores da empresa criadora do antimalware Malwarebytes descobriram uma campanha baseada na web que tenta enganar usuários do OS X e do iOS fazendo com que eles pensem que têm algo errado com seus dispositivos. O golpe começa com uma janela pop-up, que é projetada para se parecer com uma notificação oficial do sistema operacional que diz "Aviso crítico de segurança".

O aviso diz que o iDevice está infectado com "adward" [sic] malicioso. Em seguida, o alerta mostra um número de telefone para que os usuários liguem e recebam um suposto suporte técnico. Um falso website que atua sob o domínio "ara-apple.com" também foi criado para simular o aplicativo de suporte remoto oficial da Apple.

Os mitos que envolvem uma suposta blindagem de dispositivos da Maçã contra ataques maliciosos tornam os usuários vítimas potenciais. Portanto, fique sempre atento à segurança dos seus dispositivos e desconfie de mensagens estranhas, especialmente aquelas que contêm erros ortográficos e links.

Via Arstechnica

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.