Publicidade

Usuário engana sensor de digital do Galaxy S10 com impressora 3D

Por| 05 de Abril de 2019 às 17h00

Link copiado!

Usuário engana sensor de digital do Galaxy S10 com impressora 3D
Usuário engana sensor de digital do Galaxy S10 com impressora 3D

Um usuário do Galaxy S10 conseguiu enganar o sensor de leitor digital do aparelho usando apenas uma câmera, um taça de vinho e uma impressora 3D. O relato foi publicado na quinta-feira (4) no Reddit.

O usuário identificado como "darkshark9" conta que marcou sua impressão digital em uma taça de vinho e tirou uma foto. Em seguida, ele editou a imagem no Photoshop para destacar os sulcos da pele e imprimiu a digital em plástico, usando uma impressora 3D.

Todo o processo foi realizado em 15 minutos. Ele também destacou que o sensor ultrassônico do Galaxy S10 precisa de uma "entrada capacitiva". Isso significa que foi necessário pressionar o plástico impresso contra o sensor com a ponta dos dedos. Só colocar o pedaço de plástico em cima do sensor não funciona.

Segundo o usuário, seria possível enganar o sensor de digitais de qualquer celular, mesmo que ele tenha sido roubado, porque as impressões do proprietário provavelmente estariam por todo o aparelho.

Continua após a publicidade

A descoberta é preocupante, haja vista a facilidade em enganar os sensores de impressão digital. Qualquer pessoa com uma impressora 3D e um pouco de know-how poderia desbloquear um telefone. Mesmo aplicativos que usam a impressão digital por segurança podem ser falsificados a partir desta perspectiva.

O usuário do Reddit disse: "Eu poderia pegar um celular roubado e fazer o trabalho de impressão 3D em 10 minutos ou menos. Já que você está sem celular, precisaria ir para casa para relatar o roubo e começar o bloqueio remoto. Posso apostar que conseguiria usar seu telefone ou conta bancária antes que você fosse capaz de fechá-lo".

O comentário de outro usuário também chamou a atenção. "Eu fiz cópias de chaves 3D da minha porta e elas também abrem a fechadura". Ele não publicou nenhuma foto ou vídeo para comprovar a veracidade da informação.

Continua após a publicidade

Felizmente, o darkshark9 comentou que o desbloqueio do celular não passou de um experimento e destacou que os sensores de impressões digitais não são um método seguro para bloquear um telefone. Talvez a melhor forma de se proteger seja com o reconhecimento facial 3D, mas até o recurso pode ser enganado a partir de máscaras personalizadas, fotos ou vídeos (conforme testamos aqui no CT).

Ainda assim, seria um processo muito mais complicado do que imprimir uma digital em um pedaço de plástico.

Fonte: Business Insider