Senha mais usada pelo público continua sendo "123456"

Por Redação | 17 de Janeiro de 2017 às 19h08

Parece que as pessoas não aprendem mesmo. Ano após anos, mesmo com diversas ameaças à segurança dos dados dos usuários, as senhas permanecem pouco seguras. Um estudo divulgado pela Keeper Security, consultoria especialista na proteção de dados, mostra que a senha mais utilizada no mundo ainda é - isso mesmo - a boa (só que não) e velha "123456".

O estudo foi baseado em mais de 10 milhões de contas que se tornaram acesso público durante o último ano. Deste montante, 17% das contas eram acessadas com "123456" como senha. O segundo lugar também não era dos mais seguros: "123456789".

Nos dez primeiros lugares do ranking, diversas senhas de simples acesso, como "password", "qwerty" e "111111" foram apontadas. Dos 15 primeiros lugares, sete deles são de senhas de seis ou menos caracteres, o que torna muito fácil para softwares inteligentes descobrirem a chave. Veja a lista dos dez primeiros lugares abaixo:

Para a Keeper Security, o que mais assusta nesta listagem é que muitos sites não estão educando seus usuários para colocar senhas mais seguras ou tomando decisões para evitar o uso de senhas muito fáceis.

"A lista de senhas mais usadas mudou pouco nos últimos anos. Isso significa que a educação do usuário tem limites. Embora seja importante para o usuário saber dos riscos, uma minoria considerável não vai dedicar o tempo e esforço para se proteger. Administradores de TI e operadores de sites terão que fazer esses trabalho por eles", afirmou a consultoria.

Fonte: Keeper Security