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Rede de hotéis Marriott expõe dados de 5,2 milhões de hóspedes

Por| 02 de Abril de 2020 às 09h17

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Rede de hotéis Marriott expõe dados de 5,2 milhões de hóspedes
Rede de hotéis Marriott expõe dados de 5,2 milhões de hóspedes

A rede de hotéis Marriott voltou a ser o centro de um grande vazamento de dados, desta vez expondo informações pessoais de 5,2 milhões de hóspedes. Nomes completos, endereços de e-mail, telefones e datas de nascimento estão no volume acessado por terceiros, que também inclui números de fidelidade da própria companhia e empresas aéreas parceiras, assim como pedidos especiais e preferências de quarto.

Em comunicado oficial, a Marriott disse que o acesso às informações foi detectado no final de fevereiro, mas vinha acontecendo desde meados de janeiro. Informações sensíveis como números de documentos de identificação, passaportes ou dados bancários não foram comprometidos, mas a investigação sobre o caso ainda está em andamento.

De acordo com um porta-voz da rede, a intrusão aconteceu por meio das contas de acesso ao sistema de dois funcionários de uma das unidades da franquia, cuja localização não foi indicada. Por mais que tenha confirmado o escopo das informações comprometidas, a Marriott não falou no alcance disso, deixando de informar se os dados se referem apenas aos hóspedes desta localização específica ou se os invasores chegaram a visualizar informações de quem permaneceu em outro hotel da marca.

Sobre isso, a companhia disse apenas que os atingidos estão sendo notificados, enquanto os logins comprometidos foram desabilitados para que o acesso não-autorizado às informações fosse interrompido. O comunicado também não fala sobre um possível download ou vazamento dos dados na internet, afirmando apenas que as informações foram visualizadas e agora estão sendo monitoradas para que a devida assistência possa ser dada aos atingidos.

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Para atender aos hóspedes, a rede Marriott está enviando e-mails e criou instâncias exclusivas em seu call center, assim como um portal online onde usuários podem checar se suas informações foram comprometidas. A recomendação da empresa é que os usuários atingidos modifiquem suas senhas e ativem a autenticação em duas etapas; em alguns países, a rede também oferece um ano de assinatura de serviços de monitoramento de vazamentos de dados para alguns hóspedes de caráter mais sensível.

É a segunda vez que um vazamento dessa magnitude atinge a marca Marriott. Em janeiro do ano passado, a rede informou que os dados de 383 milhões de hóspedes vazaram após a invasão de um servidor de reservas da rede por hackers, no maior caso de comprometimento de informações pessoais da história. Entre as informações expostas estavam 8,6 milhões de números de cartões de crédito e 5 milhões de passaportes.

Como neste caso, a rede de hotéis evita falar na participação de outros países na nova invasão, apesar de, no ano passado, o governo dos Estados Unidos ter indicado a possibilidade de envolvimento da China na invasão dos servidores de reservas. No caso da vez, as investigações ainda estão em andamento e ainda não existe nenhuma informação sobre possíveis responsáveis.

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Fonte: Marriott, Mashable