Recurso de palavras mais frequentes do Facebook estaria armazenando seus dados

Por Redação | 25 de Novembro de 2015 às 10h31

São mais de 17 milhões de pessoas que estão utilizando um novo recurso que promete exibir as palavras mais frequentes utilizadas em suas contas no Facebook. A funcionalidade pode parecer bonita e até mesmo saciar a curiosidade dos usuários, no entanto especialistas de segurança online estão chamando essa prática de um "pesadelo de privacidade".

A empresa por trás do tal recurso é a Vonvon, sediada na Coreia do Sul. Ela exige que os usuários façam login de suas contas do Facebook para que possam utilizar a funcionalidade. Um post no site de segurança Comparitech afirma que os questionários disponibilizados pela Vonvon pedem acesso a diferentes aspectos do perfil do Facebook do usuário, incluindo o que está listado em perfis públicos e lista de amigos. O aplicativo também tem acesso ao cronograma de dados do usuário para criar sua nuvem de palavras mais frequentes.

O grande problema, segundo o Comparitech, é que os termos de uso permitem que a Vonvon armazene esses dados por uma quantidade ilimitada de tempo em servidores em todo mundo, inclusive compartilhados com terceiros. Mas, o que poderia fazer a Vonvon com os dados dos usuários? Jonghwa Kim, presidente executivo da empresa, afirmou que não há muito o que a Vonvon possa fazer.

"Há alguns falsos rumores de que estamos tentando capturar informações das pessoas para que possamos vendê-las para terceiros", disse Kim. "Nós realmente não obtemos qualquer informação significativa quando as pessoas utilizam nossos aplicativos", explicou-se. Em um follow-up com o Comparitech, Kim reiterou que a Vonvon não armazena informações pessoais e que "não tem nada para vender".

Mas não é isso o que acredita a analista de publicidade digital e de mídia do Altimeter Group, Rebecca Lieb. Segundo ela, "o Facebook tem dados profundos sobre os usuários. É possível selecionar esses dados, como mulheres de 25 a 35 anos que vivem em determinada região e são fãs de 'Breaking Bad'", o que poderia ser muito bem vendido pela sul-coreana.

Via NYT

Fonte: http://www.nytimes.com/2015/11/25/us/pop-facebook-quiz-should-you-take-it.html?partner=rss&emc=rss&_r=0

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.