Ransomwares são encontrados em anúncios da BBC, AOL e The New York Times

Por Redação | 16 de Março de 2016 às 10h10

Um alto método de proliferação de malware foi descoberto pela empresa de segurança digital Malwarebytes. Trata-se de ransomwares encontrados em anúncios de sites de grande tráfego, como The New York Times, BBC, AOL, MSN e NFL. Tal ameaça, após se instalar na máquina da vítima, sequestra todos os dados requerendo uma quantia financeira para reaver acesso à máquina e aos arquivos. A descoberta aquece o debate sobre o uso de bloqueadores de anúncios.

Anúncios maliciosos que hospedam algum tipo de malware são muito mais comuns do que parece, mas na maioria dos casos eles estão restritos a sites com pouco tráfego. No entanto, a descoberta de ransomwares em sites desse calibre contribui significativamente para o aumento da proliferação de ameaças virtuais. Além disso, a descoberta faz parecer que os esforços de redes de anúncios, como as do Google, em manter suas publicidades livres de pragas virtuais não estão sendo suficientes.

"Assistimos a um aumento enorme na atividade maliciosa que emana de dois domínios suspeitos. Não só havia uma série de eventos, mas eles também incluíam alguns perfis de editoras muito relevantes, que é algo que nós não víamos há algum tempo", disse a Malwarebytes

Segundo o relatório emitido pela firma de segurança, os anúncios infectados não eram restritos apenas à rede de anúncios do Google, mas também afetavam empresas como a AOL, AppNexus e Rubicon. Após ser infectado, o usuário era direcionado para uma página onde estava hospedado um malware que destina-se a sequestrar os dados da máquina em troca de pagamento, geralmente solicitado em bitcoins para manter o anonimato.

O caso surge em um momento complicado para os editores que são contra os bloqueadores de anúncios. Agora, as publicidades contidas nos sites não se limitam ao spam e a lentidão na navegação; elas também podem ser a porta de entrada para comprometer a segurança dos usuários.

Via The Next Web

Fonte: http://thenextweb.com/insider/2016/03/16/ransomeware-delivered-ads-nyt-bbc-aol-others-wont-help-ad-blocking-debate/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.