Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais são as senhas mais fracas em 2022?

Por| 15 de Novembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/ESET
Divulgação/ESET

Todos os anos a gente fala a mesma coisa, mas é porque continua acontecendo: mesmo com todos os avisos, o número de pessoas que segue utilizando senhas fáceis de adivinhar ser mantém alto em 2022. Sequências de teclado, datas de aniversário, nomes de celebridades, animais, cidades e palavrões são a festa dos cibercriminosos, que consegue invadir com muito mais facilidade uma conta, mesmo à força bruta, devido à falta de atenção e cuidado dos usuários.

E quais seriam as combinações mais fracas de 2022? Os pesquisadores da CyberNews examinaram 56 milhões de senhas violadas e vazadas nesta temporada para encontrar as 20 mais populares. Para chegar a esse resultado, os analistas usaram usaram várias listas de palavras para extrair os dados, sem identificar a pessoa a quem pertencia, e agrupou de acordo com várias categorias.

Assim, eles listaram as 100 senhas mais usadas, as 50 pessoas famosas mais citadas, assim como palavrões, animais, cidades, meses, dias da semana, comidas, entre outros temas. Em seguida, eles cruzaram as informações com bancos de dados encontrados em fóruns de cibercriminosos na Darknet e Clearnet e outras fontes que divulgaram material violado e vazado este ano.

Continua após a publicidade

As piores senhas de 2022

As campeãs no quesito senhas mais fracas foram “123456” a “admin”, com “root” e “guest” vindo em segundo e terceiro para as 20 principais combinações mais genéricas. Os usuários também continuam insistindo em palavrões e os nomes de pessoas famosas. A palavra “ass” ocupou o topo entre os palavrões, enquanto “king” encabeçou a lista de figuras conhecidas, em uma aparente referência à recente coroação do rei Carlos III da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Já falamos aqui que em outubro de 2022, uma pesquisa apontou que os ataques de força bruta continuam em alta. E é justamente por causa da falta de cuidado ou atenção dos usuários que isso segue acontecendo.

Isso porque não é preciso ter o mínimo de técnica sobre hacking para cometer esse tipo de ataque digital. Basta pegar o nome de uma credencial, a partir de uma simples identificação de um funcionário de uma empresa com o e-mail corporativo, que um bandido pode ir tentando as combinações mais usadas. E, na base da tentativa e erro, muitos deles conseguem roubar contas e dados e causar grandes estragos.

Continua após a publicidade

Como melhorar suas senhas?

Mantas Sasnauskas, chefe de pesquisa de segurança da Cybernews, pediu às pessoas que tomem cibersegurança em suas próprias mãos, e não dependam exclusivamente de desenvolvedores para vigiar suas contas.

“É importante que os clientes não dependam apenas dos desenvolvedores para proteger suas credenciais e dados pessoais adotando novos hábitos de segurança na internet, começando com a geração de senhas fortes e conscientização sobre segurança cibernética”, disse. “Devido a muitos serviços estarem interligados, mesmo uma senha vazada pode levar a muitos acessos e possíveis danos. E a recuperação demora muito tempo.”

Para saber com melhorar suas senhas, confira oito dicas que o Canaltech listou para te ajudar a proteger seus dados e contas.