Proteja-se do ransomware que está infectando PCs de todo o mundo nesta terça, 27

Por Redação | 27 de Junho de 2017 às 16h59

Nesta terça-feira (27), mais um ransomware está afetando máquinas de diversos países, principalmente da Europa, e já chegou aqui no Brasil. De acordo com as informações, bancos, aeroportos, sistemas de transporte, empresas de telecomunicações e energia e até um hospital no estado de São Paulo já foram comprometidas com o ataque. Batizado como "Petya", o vírus sequestra os computadores de forma bastante semelhante ao "WannaCry", responsável pela infecção mundial de milhares de máquinas no mês passado.

Segundo os especialistas, o ransomware tem utilizado uma falha de uma versão do sistema operacional da Microsoft, a mesma explorada pelo WannaCry, portanto, todo cuidado é pouco. Diante da ameaça, é importante que você conheça formas de se proteger e, para isso, o primeiro passo é atualizar o Windows imediatamente.

Para fazer o update, os usuários devem baixar a atualização de março deste ano, registrada sob o código MS17-010. Vale lembrar que a atualização tem suporte para as seguintes versões do Windows: Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10. Para o download, é necessário saber se a máquina é equipada com processador de 32 ou 64 bits, o que pode ser conferido em "Meu Computador" > "Propriedades".

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"Existem vulnerabilidades de execução remota de código na maneira como o servidor Microsoft Server Message Block 1.0 (SMBv1) manipula certas solicitações. Um invasor que conseguir explorar as vulnerabilidades poderá adquirir a capacidade de executar um código no servidor de destino. Para explorar a vulnerabilidade, na maioria das situações, um invasor não autenticado pode enviar um pacote especialmente criado a um servidor SMBv1 alvo. A atualização de segurança resolve as vulnerabilidades, corrigindo a maneira como o SMBv1 lida com essas solicitações especialmente criadas", explicou a Microsoft.

Para baixar a atualização compatível com o seu computador, clique aqui. Quer saber mais informações sobre como se proteger de ransomwares? Confiras as dicas que separamos para você!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.