Proteção: nunca é demais!

Por Colaborador externo | 22.12.2015 às 11:20

Por Arthur Capella*

Durante as festas no final do ano, várias empresas são adeptas às férias coletivas e muitos funcionários optam por tirar férias no período para aproveitar o tempo com a família e amigos. É importante lembrar que os agentes maliciosos não tiram férias, e a maioria deles espera o ano inteiro por esse período de distração e alto consumo para realizar seus ataques.

Por esse motivo, é fundamental garantir a manutenção da segurança do computador e dos dispositivos móveis antes de começar a arrumar as malas. Veja abaixo algumas dicas para ajudar você usuário nesse processo e garantir o descanso merecido.

1. Não arrisque: Não clique em links enviados por mensagens de e-mail. Essa prática deve ser adotada durante todo o ano e merece ainda mais atenção nos feriados. Os ataques phishing durante campanhas sazonais são frequentemente usados para obter acesso ou controle a computadores pessoais ou corporativos. Não tente adivinhar se links são maliciosos ou não, apenas não clique neles. Se você realmente quer acessar o conteúdo que o link indica, vá direto ao site.

2. Seja seu próprio detetive: Certifique-se de monitorar seu saldo e suas informações de cartão de crédito com diligência extra. Isso permite que você detecte se sua conta foi comprometida recentemente ou se os hackers com suas credenciais estão à espera de um momento de enxurrada de atividades legítimas, como quando efetuamos muitas compras em um curto período, por exemplo, no Natal.

3. Atitude preventiva: Faça backup de todos os seus arquivos utilizando um serviço de armazenamento na nuvem confiável. Faça backup off-line para evitar ficar exposto ao ransomware, o mais recente método de cibercrime que compromete a máquina, criptografa todos os arquivos importantes (documentos, imagens, etc) e exige um pagamento alto para desbloquear a criptografia. Dessa forma, você pode se negar a pagar o valor de resgate.

4. Manutenção de senha: Se você não tiver alterado as senhas de suas contas principais recentemente, altere antes do início das férias. Eu defino contas principais como qualquer acesso que manipula meu dinheiro e tudo que possa armazenar minhas informações pessoais que não quero que sejam compartilhadas com o mundo. Há uma série de aplicativos de empresas renomadas que podem ajudar a proteger sua tecnologia e identidade. Ou melhor, agora pode ser o momento para começar a usar um gerenciador de senhas.

5. Higiene: Reserve uma hora do seu dia, leia aquela mensagem irritante que seu computador mostra a todo tempo sobre atualização para o nível de correção mais recente e a execute. Uma das vantagens dos hackers é saber que as pessoas adiam o máximo possível a manutenção preventiva. Eles sabem que ainda podem utilizar técnicas bem conhecidas que já possuem controles de prevenção, porque as vítimas potenciais procrastinam quando se trata de manutenção. Antes das férias, não enrole. Atualize.

6. Conheça seus aplicativos: Está pensando em baixar um novo aplicativo no seu celular ou tablet? Certifique-se que a fonte é confiável, como Google Play ou App Store. A maioria dos malwares móveis é distribuída por meio de sites de terceiros, que não verifica os aplicativos para sua segurança antes de disponibilizá-los.

7. Fique seguro com seu Smartphone: Nos últimos anos as violações de dados de varejo comprometeram milhões de cartões de créditos. As tecnologias de pagamentos móveis, como Android Pay e Apple Pay, não podem ser clonadas, como acontece com o cartão físico. Considere o uso dessas tecnologias em suas compras nas férias para manter seus cartões a salvo de ladrões.

*Arthur Capella é country manager da Palo Alto Networks.