Publicidade

Produtora de STALKER 2 sofre ataque e dados do game são roubados

Por| Editado por Claudio Yuge | 14 de Março de 2023 às 19h20

Link copiado!

Divulgação/GSC Game World
Divulgação/GSC Game World

A desenvolvedora de STALKER 2: Heart of Chornobyl, GSC Game World, confirmou neste final de semana ter sido vítima de um ataque cibercriminoso que levou ao furto de informações relacionadas ao aguardado game. Após a invasão de uma conta pertencente a um funcionário, a companhia sofre agora tentativas de extorsão, com os responsáveis ameaçando vazar os dados obtidos caso não sejam cumpridas exigências de cunho político relacionadas ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, sede da produtora.

Os criminosos, que segundo a empresa estariam ligados a uma comunidade na rede social russa VK, pedem que a GSC “reconsidere” a postura em relação aos jogadores do país e também da Bielorrússia, o que também inclui a produção de localização para o idioma do país no lançamento ou pouco depois. Além disso, as exigências envolvem a liberação do acesso de um usuário específico ao grupo oficial do game na plataforma Discord.

Já em postagem na rede social russa, os responsáveis pelo ataque afirmam ter material vasto sobre STALKER 2, inclusive informações que constituiriam spoilers, como o roteiro completo do game, artes conceituais, mapas e descrições de cenas. Screenshots de uma versão do título ainda em desenvolvimento foram publicadas no VK, como amostra do que foi obtido pelos bandidos — não existem indícios de que dados de trabalhadores ou usuários tenham sido expostos como parte do incidente.

Continua após a publicidade

Em comunicado oficial sobre o incidente, a produtora afirmou que essa não é a primeira vez que seus sistemas são atacados por cibercriminosos. Na verdade, a empresa vem sendo um alvo há mais de um ano, desde que o conflito entre Rússia e Ucrânia foi iniciado, com ameaças de agressão, tentativas de invasão e ataques a fãs de STALKER 2, bem como tentativas de manchar a reputação do estúdio e de seus trabalhadores.

Entretanto, a GSC afirmou que as condições de trabalho em uma região de conflito são ainda mais assustadoras, com muitos envolvidos no trabalho tendo perdido casas e entes queridos, além de se envolverem diretamente no conflito como parte das forças armadas ucranianas. Assim, a companhia anunciou que não vai ceder a tentativas “fúteis” de extorsão e que se manterá forte no desenvolvimento do título, com a promessa de entregar algo que agrade aos fãs.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a empresa solicita que os usuários não visualizem ou compartilhem conteúdos vazados pelos criminosos. Ela explica que os materiais obtidos exibem um game ainda em desenvolvimento e possivelmente desatualizado, com a experiência completa desejada, principalmente em termos de qualidade, estando disponível somente no lançamento marcado para dezembro deste ano. A GSC, ainda, agradeceu à comunidade pelo apoio recebido.

Este é mais um capítulo complicado na história de STALKER 2: Heart of Chornobyl. A esperada sequência da franquia de tiro em primeira pessoa, com toques de horror, foi anunciada originalmente em 2012 e chegou a ser cancelada, antes de voltar à vida como um game exclusivo para a plataforma Xbox. Entretanto, a guerra entre Ucrânia e Rússia gerou diferentes adiamentos em um título que era esperado para dezembro do ano passado e, depois, abril de 2023, agora tendo previsão de chegada para o final deste ano.