Por pouco! Avião com 132 passageiros se choca com drone antes de pouso

Por Redação | 18 de Abril de 2016 às 22h40
photo_camera http://www.bbc.co.uk/news/uk-36069002#sa-ns_mchannel=rss&ns_

De acordo com dados da Polícia Metropolitana de Londres, um voo da British Airways, vindo de Genebra, se aproximava do aeroporto de Heathrow por volta das 12h50 (horário local, 8h50 horário de Brasília) quando se chocou com o que parecia ser um drone.

Possível drone atinge avião

Estavam a bordo 132 passageiros e cinco tripulantes. Após o pouso, o piloto informou que um objeto (aparentemente um drone) atingiu a frente do Airbus A320, mas o desfecho foi feliz. "Nossa aeronave pousou em segurança, foi totalmente examinada por nossos engenheiros e liberada para ser usada no próximo voo", afirmou um porta-voz da British Airways.

Com apoio da companhia, a delegacia de polícia especializada em aviação baseada em Heathrow iniciou uma investigação, mas, até a noite de domingo, ainda não haviam sido feitas prisões. "Eu avisei!", deve ser o que pensou a Associação Internacional de Transporte Aéreo, já que, no começo deste ano, ela fez um alerta de que drones operados pelo público poderiam significar uma "ameaça crescente e real" à aviação civil.

A organização UK Air Proximity Board, responsável por investigar incidentes nos quais aviões foram quase atingidos por objetos, garantiu que vários episódios deste gênero aconteceram no ano passado em aeroportos da Grã-Bretanha.

Para o diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo, Tony Tyler, regulamentação ao uso de drones é algo indispensável. Ou vão esperar um acidente ainda mais grave acontecer?

Fonte BBC

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.