/i526305.jpeg)
Policia Civil prende grupo pró-Rússia que atacou TCE do Ceará
A Polícia Civil do Estado do Ceará deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), a Operação Traceable (monitoramento, em tradução livre), que tem como objetivo apreender equipamentos eletrônicos utilizados por um grupo suspeito de envolvimento a ataques ao site do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Na investigação, foram cumpridos mandados nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Nova legislação na Europa pode reduzir segurança do WhatsApp
- Cibercriminosos teriam desviado R$ 1 bilhão do Auxílio Emergencial na pandemia
No total, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nesta terça. Segundo informações obtidas pelo Diário do Nordeste, seis pessoas foram alvos dos mandatos na operação, com três delas sendo adolescentes. A polícia também acredita que os envolvidos só se conheciam pela internet, não utilizando nenhum tipo de reunião presencial para organizar os crimes.
Invasores do TCE estão envolvidos com ataques pró-Rússia
/i540447.jpeg)
O grupo alvo da Operação Traceble é suspeito de atacar o endereço eletrônico do TCE em novembro de 2021, quando a Polícia Civil iniciou as investigações. Segundo informações do Diário do Nordeste, porém, o golpe não passou de uma tentativa, sendo frustrado por servidores do órgão que conseguiram mitigar a ameaça.
Os suspeitos também são investigados por possíveis ataques a sites de universidades da Ucrânia, em atos pró-Rússia relacionados ao conflito no leste europeu. Na época, um dos envolvidos, um jovem de 15 anos, acusado de ser o líder do grupo, chegou a fazer postagens no Twitter enaltecendo o golpe em tom sarcástico, o que auxiliou sua identificação pela Polícia Civil do Estado do Ceará.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.