Policia Civil prende grupo pró-Rússia que atacou TCE do Ceará

Policia Civil prende grupo pró-Rússia que atacou TCE do Ceará

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 29 de Março de 2022 às 17h20
sebastiaan stam/Unsplash

A Polícia Civil do Estado do Ceará deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), a Operação Traceable (monitoramento, em tradução livre), que tem como objetivo apreender equipamentos eletrônicos utilizados por um grupo suspeito de envolvimento a ataques ao site do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Na investigação, foram cumpridos mandados nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No total, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nesta terça. Segundo informações obtidas pelo Diário do Nordeste, seis pessoas foram alvos dos mandatos na operação, com três delas sendo adolescentes. A polícia também acredita que os envolvidos só se conheciam pela internet, não utilizando nenhum tipo de reunião presencial para organizar os crimes.

Invasores do TCE estão envolvidos com ataques pró-Rússia

Grupo que atacou o TCE também está envolvido em ataques pró-Rússia contra universidades da Ucrânia. (Imagem: Divulgação/1Password)

O grupo alvo da Operação Traceble é suspeito de atacar o endereço eletrônico do TCE em novembro de 2021, quando a Polícia Civil iniciou as investigações. Segundo informações do Diário do Nordeste, porém, o golpe não passou de uma tentativa, sendo frustrado por servidores do órgão que conseguiram mitigar a ameaça.

Os suspeitos também são investigados por possíveis ataques a sites de universidades da Ucrânia, em atos pró-Rússia relacionados ao conflito no leste europeu. Na época, um dos envolvidos, um jovem de 15 anos, acusado de ser o líder do grupo, chegou a fazer postagens no Twitter enaltecendo o golpe em tom sarcástico, o que auxiliou sua identificação pela Polícia Civil do Estado do Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste, A Cidade, Polícia Civil do Ceará

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.