Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores descobrem como rastrear smartphone mesmo com o GPS desligado

Por| 15 de Dezembro de 2017 às 09h35

Link copiado!

VideoBlocks
VideoBlocks

A quantidade de aplicativos que requerem a ativação do GPS no celular vem se tornando cada vez mais alta. Pensando em sua segurança e privacidade, muitos usuários preferem não permitir o acesso do app à localização dispositivo, aceitando apenas quando isso realmente é necessário, como no caso do Google Maps ou Waze.

Mas alguns pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, descobriram uma forma de fazer o monitoramento do caminho percorrido pelo usuário mesmo que ele deixe o GPS desligado.

De acordo com os pesquisadores, foram usados em um aplicativo cerca de duas mil linhas de código capazes de detectar informações com os sensores do dispositivo, sem precisar de permissão da pessoa. Também é possível identificar o endereço IP, fuso-horário e tipo de conexão (dados móveis ou Wi-Fi). Entre os sensores usados pelo app estão o acelerômetro, magnetômetro e o barômetro.

Segurança

Continua após a publicidade

Como qualquer aplicativo pode utilizar estes códigos em sua estrutura, é preciso estar sempre alerta ao que é baixado em nossos dispositivos móveis. O ideal é fazer, mesmo que breve, uma pesquisa sobre quais são as empresas responsáveis pelo desenvolvimento do app.

Os pesquisadores sugerem ainda reduzir a taxa coletada pelos sensores quando eles não precisam ser usados. Assim, aplicativos maliciosos não conseguem todas as informações necessárias para fazer o rastreamento.

Agora, falta um posicionamento da Google e da Apple sobre estarem alerta em relação ao problema, e quais são as possíveis soluções. Por enquanto, tudo o que se sabe sobre o caso é o próprio relatório da pesquisa.

Fonte: Android Authority