Pesquisador descobre vulnerabilidades em satélites usados por aviões e navios

Por Natalie Rosa | 10 de Agosto de 2018 às 11h11
Reprodução

Pesquisador de segurança da IOActive, Ruben Santamarta, descobriu que antenas de satélites utilizadas por aviões, navios e por militares possuem falhas que deixam os equipamentos vulneráveis a ataques e sobrecargas. A descoberta foi feita enquanto a companhia trabalhava com as fabricantes na proteção dos dispositivos contra ataques. "As consequências dessas vulnerabilidades são chocantes", disse o profissional.

Santamarta conta que o grupo de dispositivos mais amplo estava em uso por aviões comerciais e que algumas das vulnerabilidades exigiam que um dos invasores estivesse em voo. Também foram encontrados dispositivos vulneráveis que poderiam ser acessados remotamente. Felizmente, nenhuma das brechas de segurança possibilitou que criminosos conseguissem controlar os voos.

Já nos sistemas de navios, os invasores poderiam obter controle dos receptores de satélites para espionagem ou aumentar a sua produção de energia para, consequentemente, danificar a antena.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O pesquisador revelou que conseguiu acessar os sistemas de comunicação de satélites por backdoors encontrados em seu código de controle, mas explica que esses backdoors não foram inseridos maliciosamente, e sim adicionados durante o processo de desenvolvimento do software.

Os dispositivos, agora, não podem ser atualizados com um software seguro e devem ser trocados por uma versão mais moderna, com códigos menos propensos a ataques.

Fonte: BBC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.