Pesquisa revela que fraudes financeiras são ameaça mais temida pelas empresas

Por Redação | 27 de Novembro de 2015 às 10h53

A Kaspersky Lab, em conjunto com a B2B International, realizou uma pesquisa com 5.500 executivos e profissionais de empresas em 26 diferentes países, incluindo o Brasil, e revelou que metade das empresas no país acredita que precisa melhorar a segurança das transações financeiras.

A Pesquisa de Riscos de Segurança Corporativa de TI analisou que, no geral, as empresas também não definem qual o profissional responsável pela proteção e segurança de ataques cibernéticos e como elas devem reagir caso isso aconteça. Nas companhias que definem essa responsabilidade, as áreas escolhidas normalmente são os departamentos de TI, departamentos de segurança em bancos, a alta direção da empresa ou, em alguns casos, a polícia ou o governo.

Para essas empresas, a indefinição também está na utilização de soluções que possam garantir certa medida de proteção para transações financeiras. Muitas empresas são dependentes dos bancos, enquanto que outras utilizam soluções de terceiros ou desenvolvem suas próprias técnicas para evitar fraudes. De acordo com a pesquisa, ainda existem muitas que não implementam nenhuma solução antifraude.

Para as empresas, a questão das fraudes online é tão preocupante que figura à frente da espionagem virtual ou de outras violações de segurança mais perigosas. Isso ocorre porque nas demais ameaças as empresas acreditam ter mais tempo para atenuar os riscos e as consequências, enquanto que os prejuízos financeiros afetam a reputação e as operações da companhia praticamente de imediato.

82% das companhias brasileiras estão à procura de um fornecedor de serviços financeiros com alta reputação em segurança. Estes fornecedores, de acordo com a Kaspersky, precisam oferecer proteção em toda a cadeia, incluindo redes sem fio, canais de transferência externa e nos dispositivos móveis. No Brasil, os ataques com maior incidência continuam sendo os de phishing e trojans.

Via B!tMagazine

Fonte: http://www.bitmag.com.br/2015/11/fraudes-financeiras-sao-a-principal-causa-de-preocupacao-nas-empresas-aponta-pesquisa-da-kaspersky-lab/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.