Pesquisa: 4,5 mil novos códigos maliciosos para Android surgem diariamente

Por Redação | 14.04.2015 às 08:12

O sistema operacional Android recebe cerca de 4,5 mil novas ameaças digitais diariamente. É o que aponta pesquisa recente da G Data, fornecedora de soluções antivírus que, no Brasil, é representada pela empresa FirstSecurity. Entre os maiores alvos estão as transações bancárias feitas em ambiente móvel.

A pesquisa indica que os números atuais devem ultrapassar os do ano passado, quando foram apurados 1,6 milhão de ameaças em dispositivos equipados com o sistema do Google. Em 2013, foram mais de 1,3 milhão.

Como o número de smartphones e tablets cresceu bastante, assim como a Internet móvel, também aumentaram as transações feitas com celulares. Segundo relatório do Banco Central, os consumidores brasileiros têm realizado 2.275% mais pagamentos via dispositivos móveis do que em 2010. E a tendência é que esse percentual aumente ainda mais, especialmente com o desenvolvimento e comercialização de novos aparelhos e tecnologias, a exemplo de smartwatches e sistemas como o Apple Pay.

Essa tendência também vem mudando o foco dos cibercriminosos, que estão investindo cada vez mais em novas maneiras de ludibriar os consumidores que usam os dispositivos móveis para realizar transações bancárias, incluindo o roubo de dados pessoais e financeiros, assim como números de cartões de crédito.

Como a grande maioria dos usuários brasileiros utiliza a plataforma Android, é bom ficar de olho, já que os criminosos sabem que este é o sistema operacional mais popular por aqui. Então, fica a dica de segurança de sempre: evite instalar programas de origem duvidosa, mantenha as senhas e medidas de segurança atualizadas e procure também seguir as orientações das instituições financeiras sobre o assunto.