Pandora pede que usuários mudem senhas após vazamento de dados

Por Redação | 07.07.2016 às 12:12

Usuários do serviço de streaming musical Pandora estão recebendo, desde as primeiras horas desta quinta-feira (07), um alerta para que modifiquem suas senhas por questões de segurança. O pedido está relacionado ao vazamento de dados de alguns de seus usuários por hackers. Entretanto, a empresa nega que eles tenham sido obtidos a partir de seus próprios sistemas.

A companhia não deu muitos detalhes sobre o assunto, mas, no e-mail enviado aos usuários, diz que algumas credenciais de acesso de utilizadores surgiram no banco de dados vazado de um serviço não relacionado ao Pandora. O ataque em questão teria acontecido há alguns anos, apesar de as informações terem sido publicadas na internet apenas agora.

Na maioria dos casos, a comunicação está sendo recebida por pessoas que estão incluídas no vazamento, entretanto há relatos de alertas de segurança semelhantes sendo emitidos para outros usuários. A ideia é de que todos, em algum momento, receberão a recomendação, apesar de ela ser mais veemente para aqueles que tiveram suas contas abertas como parte da publicação dos dados.

A noção, como sempre, é a de que usuários estão em risco caso compartilhem as mesmas senhas em mais de um serviço. Essa é a principal forma usada por hackers para obterem acesso a redes sociais e outros serviços online – tentar utilizar as mesmas credenciais em diversas plataformas, de forma a “desbloquear” e-mails e contas que possam trazer ganhos para eles.

Uma boa alternativa para saber se alguma de suas contas foi comprometida em um ataque desse tipo é o site Have I Been Pwned, que faz uma verificação em diversos bancos de dados vazados por meio do e-mail informado pelo usuário. Em caso positivo, o sistema exibe em quais brechas aquele endereço em questão foi comprometido e faz o mesmo apelo pela modificação de senhas em outras plataformas, de forma a evitar risco de invasão.

Fonte: The Next Web