Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia encontra várias vulnerabilidades em todas as suas placas de vídeo

Por| 06 de Agosto de 2019 às 11h27

Link copiado!

BRUNO HYPOLITO / CANALTECH
BRUNO HYPOLITO / CANALTECH
Tudo sobre Nvidia

Um boletim de segurança publicado pela própria Nvidia mostra que a empresa descobriu uma série de vulnerabilidades nas linhas Geforce, Quadro e Tesla de GPUs, com graus variados de perigo para o usuário. A fabricante disse que, a fim de se proteger contra riscos sérios de segurança, os seus consumidores devem atualizar os drivers de suas respectivas placas de vídeo.

As falhas em si trazem variados graus de risco, mas casos extremos podem até mesmo permitir a execução remota de códigos maliciosos e escalabilidade de permissões de usuário. No presente momento, a Nvidia já lançou patches de segurança para toda a linha Geforce e para a maior parte da linha Quadro, mas a empresa ressalta que, em alguns casos, as atualizações não estarão prontas antes de duas semanas. Algumas fabricantes de softwares e sistemas operacionais podem “empacotar” novos drivers de vídeo junto de atualizações maiores de sistema, mas é recomendável que usuários busquem as atualizações manualmente.

A execução de código, combinada com a escalada de privilégios administrativos de sistema, pode deixar o computador do usuário vulnerável a invasões físicas, com o hacker “se dando” permissões de administrador a fim de executar aplicações infectadas, como programas contendo vírus ou códigos maliciosos de roubo de informações. Isso é especialmente perigoso, haja vista que computadores equipados com as mais recentes placas da Nvidia — sobretudo os lançamentos mais recentes da linha Geforce — geralmente são máquinas robustas, utilizadas por profissionais de design e edição de vídeo ou gamers de alto desempenho. Máquinas dessa linha costumam ter dados sigilosos guardados em algum lugar do sistema.

Continua após a publicidade

A notícia vem em uma ocasião pouco recomendada: a Nvidia recentemente lançou sua linha Geforce RTX Super. Mais além, os preços das novas placas da Nvidia são bem menos competitivos que os de sua concorrente direta, a AMD. Baseado nesse escopo, placas lançadas recentemente e que já apresentem falhas graves de segurança não devem fazer bem aos negócios da empresa.

A lista completa de dispositivos afetados, bem como o direcionamento para o download manual de patches de segurança nos modelos onde eles já estiverem disponíveis, pode ser obtida na página onde foi publicado o boletim da Nvidia.

Fonte: Nvidia