Assinantes da Netflix e da Apple são alvos de novo golpe por e-mail

Por Redação | 24 de Agosto de 2016 às 14h15
photo_camera Divulgação

Você recebeu recentemente um recibo por e-mail de uma compra na AppStore ou na iTunes, ou mesmo uma assinatura da Netflix que não se lembra de ter feito? Pois, então, cuidado: você pode ser alvo de um novo golpe na praça.

A mensagem é similar a um recibo autêntico da Apple, com o logotipo da empresa e a mesma fonte de texto. A ideia é fazer com que o usuário de preocupe com a situação, induzindo-o a achar que alguém hackeou sua conta.

Então, o usuário clica no link de reembolso ou de cancelamento da assinatura, pelo qual será levado a um site falso para inserir dados de banco ou cartão de crédito, que, naturalmente, serão enviados aos criminosos cibernéticos.

A Apple alertou para que as pessoas ignorem os e-mails e reforça que jamais pede detalhes de conta bancária ou código de segurança por meio de mensagem eletrônica. A polícia do Reino Unido publicou algumas imagens desses falsos e-mails, no sentido de alertar a população.

Recibo falso da Apple

E-mail falso imita um recibo legítimo da Apple, mas os links levam a um site falso (Imagem: This is Money)

Descobrir se o e-mail vindo da Apple é legítimo ou não é complicado. O remetente pode estar correto, mas existem meios de camuflar a origem das mensagens. Fique atento aos links, para ver se são realmente da empresa. Em caso de dúvida, vá ao site da Apple para conferir as informações. Para ver o log de transações recentes, clique ou digite no navegador o endereço reportaproblem.apple.com, e entre com suas credenciais da Apple. Todo cuidado é pouco.

Fonte: This is Money