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Novo esquema de phishing se passa por suporte da Apple

Por| 07 de Janeiro de 2019 às 08h50

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Wired
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Um novo esquema de phishing está vitimando donos de iPhones nos Estados Unidos. Os criminosos estão ligando para as vítimas se passando pelo suporte da Apple, informando que há um problema com o aparelho e pedindo para que o cliente ligue a um número indicado pelo suposto operador para que o problema seja resolvido.

O mais interessante é que, ao digitar o número, o iPhone o reconhece como sendo o verdadeiro do suporte da Apple, apesar de ele já ser um número marcado por empresas de segurança devido ao histórico de phishing relacionado ao número.

Ao ligar para o número, um representante da KrebsOnSecurity teve sua ligação atentida por um sistema automatizado que falou que ele havia entrado em contato com o suporte da Apple, e que o tempo de espera estimado para ser atendido por um operador era de aproximadamente um minuto e meio. Após se passar cerca de um minuto, a ligação foi atendida por alguém com sotaque indiano, que perguntou o motivo da ligação. Após revelar que havia sido alertado a ligar para o número por causa de um problema em seu iPhone, o representante da empresa de segurança foi colocado em espera e, momentos depois, a ligação caiu.

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O representante declarou que não tem dúvidas de que aquilo se tratava de uma tentativa de phishing, que provavelmente iria tentar roubar dados financeiros da pessoa ou pedir que o cliente depositasse algum valor em dinheiro em uma conta específica para que o suposto problema fosse resolvido. Mas, mesmo assim, foi impressionante que o sistema da Apple (ou da AT&T, operadora de telefonia) tivesse sido enganado para reconhecer que a ligação vinha do suporte real da Maçã.

A KrebsOnSecurity acredita que isso aconteceu porque os golpistas poluíram os resultados de busca pelo número na internet para fazer com que o sistema do aparelho achasse que ele fosse um número real da Apple. De qualquer forma, fica o alerta: caso qualquer empresa entre em contato revelando que seu computador ou smartphone tem um problema que você nunca notou, desconfie e não passe nenhum dado pessoal para o operador, porque nenhuma empresa real é assim tão proativa para a resolução de problemas, e todas esperam que o usuário entre em contato com elas em primeiro lugar.

Fonte: TechCrunch