Novo ataque de scam rouba senhas e e-mails de usuários desatentos

Por Redação | 31 de Maio de 2016 às 15h10
photo_camera Divulgação

A Norton emitiu nesta terça-feira (31) um alerta para um novo golpe que rouba credenciais de e-mail por meio do scam, prática que se baseia em induzir a vítima a fornecer suas informações pessoais.

Segundo a companhia de segurança, para efetuar o ataque, os cibercriminosos precisam apenas do endereço de e-mail e o número de telefone associado ao usuário, dados que podem ser obtidos com muita facilidade em redes sociais e em perfis de sites de empregos.

Com o e-mail e o telefone em mãos, o invasor tentará redefinir a senha de acesso e o sistema enviará automaticamente uma mensagem de texto ao celular da vítima com o código de verificação. Nesse momento, o criminoso se disfarça como o provedor de e-mail e solicita esse código também via mensagem de texto. Se a vítima fornecer o código, o criminoso pode alterar a senha ou mesmo adicionar um endereço alternativo sem o conhecimento do usuário, a fim de encaminhar cópias de todas as mensagens enviadas para esse endereço de e-mail.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ainda de acordo com a Norton, o scam usado pelos criminosos é bastante simples. Por esse motivo, a empresa afirma que ele pode ser evitado caso o usuário fique atento, já que os invasores geralmente não estão buscando dados financeiros, e sim pesquisando e rastreando detalhes sobre os seus alvos para futuros ataques maiores.

Para evitar cair em golpes como esse, a Norton sugere algumas medidas de segurança que você já deve conhecer. Sempre desconfie de mensagens de texto pedindo códigos de verificação de e-mails. Se você não tem certeza de que a solicitação é legítima, entre em contato com seu provedor diretamente. Além disso, use uma senha forte e diferente para cada uma das suas contas, pois isso reduz as chances de que seus dados pessoais sejam comprometidos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.