Novo ataque de scam rouba senhas e e-mails de usuários desatentos

Por Redação | 31 de Maio de 2016 às 15h10
photo_camera Divulgação

A Norton emitiu nesta terça-feira (31) um alerta para um novo golpe que rouba credenciais de e-mail por meio do scam, prática que se baseia em induzir a vítima a fornecer suas informações pessoais.

Segundo a companhia de segurança, para efetuar o ataque, os cibercriminosos precisam apenas do endereço de e-mail e o número de telefone associado ao usuário, dados que podem ser obtidos com muita facilidade em redes sociais e em perfis de sites de empregos.

Com o e-mail e o telefone em mãos, o invasor tentará redefinir a senha de acesso e o sistema enviará automaticamente uma mensagem de texto ao celular da vítima com o código de verificação. Nesse momento, o criminoso se disfarça como o provedor de e-mail e solicita esse código também via mensagem de texto. Se a vítima fornecer o código, o criminoso pode alterar a senha ou mesmo adicionar um endereço alternativo sem o conhecimento do usuário, a fim de encaminhar cópias de todas as mensagens enviadas para esse endereço de e-mail.

Ainda de acordo com a Norton, o scam usado pelos criminosos é bastante simples. Por esse motivo, a empresa afirma que ele pode ser evitado caso o usuário fique atento, já que os invasores geralmente não estão buscando dados financeiros, e sim pesquisando e rastreando detalhes sobre os seus alvos para futuros ataques maiores.

Para evitar cair em golpes como esse, a Norton sugere algumas medidas de segurança que você já deve conhecer. Sempre desconfie de mensagens de texto pedindo códigos de verificação de e-mails. Se você não tem certeza de que a solicitação é legítima, entre em contato com seu provedor diretamente. Além disso, use uma senha forte e diferente para cada uma das suas contas, pois isso reduz as chances de que seus dados pessoais sejam comprometidos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.