Nova versão do iTunes tem autenticação em duas etapas

Por Redação | 17 de Setembro de 2015 às 14h10

Parece que não foi apenas o iOS que recebeu uma atualização nesta quarta-feira (16). O iTunes, software que serve como porta de entrada para os dispositivos da Apple e também permite a utilização da loja online da empresa pelo computador, também recebeu uma nova versão. E o grande destaque da update foi a inclusão da autenticação em duas etapas, de forma a trazer mais segurança para os usuários.

O processo passa a ser disponível a partir da versão 12.3 do aplicativo e precisa ser ativado manualmente pelos interessados, a partir do menu de opções. Com ele, os usuários passam a receber um código único pelo celular na hora da realização de compras ou outras alterações importantes utilizando a conta, de forma a verificar que aquele usuário logado é realmente o verdadeiro dono do perfil.

A ideia desse tipo de método é intensificar a segurança no caso de roubo de credenciais. Caso um terceiro tenha acesso ao seu login e senha, ele somente poderá utilizar sua conta indevidamente caso esteja também com o seu celular, o que implica em ter também a senha para desbloqueio de tela, por exemplo. O código numérico é gerado instantaneamente e pode ser usado uma única vez, sendo exclusivo para aquela transação específica.

A chegada da autenticação em duas etapas ao iTunes é mais um passo de uma preocupação cada vez maior da Apple em ampliar a segurança de seus serviços. Mais do que isso, trata-se de um reflexo do “The Fappening”, uma invasão aos servidores do iCloud que aconteceu em 2014 e resultou no vazamento de fotos íntimas de diversas celebridades. A Maçã negou que seus sistemas teriam permitido o ataque, mas ainda assim, passou a incrementar a proteção disponível a seus usuários.

O update para o iTunes é gratuito e pode ser feito diretamente pelo aplicativo ou por meio do site da Apple. Além disso, notificações de atualização devem começar a aparecer para os usuários que possuem o software instalado no computador.

Fonte: Ubergizmo

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.