Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

No débito ou no crédito? Criminosos usam maquininha para assaltar em SP

Por| 02 de Outubro de 2019 às 22h30

Link copiado!

Maquineta Celcoin
Maquineta Celcoin

A ousadia o uso de tecnologia em dezenas de assaltos semelhantes tem chamado a atenção da polícia de São Paulo. Criminosos vêm realizando vários sequestros-relâmpago, obrigando as vítimas a ceder a senha de seus cartões para transferir quantias, no débito e no crédito, durante o delito. De acordo com a Polícia Civil da capital paulista, 60 pessoas já foram presas devido a essa abordagem e 45 casos aconteceram desde janeiro deste ano.

Uma mulher, que preferiu não se identificar, afirmou que foi obrigada a entrar em um carro sob a mira de armas e, ao longo de um percurso, os bandidos combinaram por celular a chegada de outro envolvido, responsável por levar a máquina de pagamento para realizar a transação. 

Um motorista de aplicativo sofreu algo parecido e contou que, caso não fornecesse a senha, “sofreria as consequências”. Uma garota, também levada para o “passeio”, disse que familiares que falavam com ela ao telefone durante o crime conseguiram rastrear seu dispositivo — o que ajudou na captura dos ladrões.

Continua após a publicidade

Polícia quer ajuda das operadoras

Com tantos casos semelhantes, a polícia agora quer ajuda das operadoras para coibir essa prática, que quase sempre tem participação do dono da máquina de cartão. Os oficiais lembram que os aparelhos podem ser rastreados e que uma das formas de encontrar os bandidos pode ser a análise sobre movimentações duvidosas — um estabelecimento com R$ 1 mil em mercadorias receber R$ 10 mil de uma hora para outra seria um caso suspeito, exemplifica o delegado responsável.

Em nota, a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços adiantou que há investimento constante em recursos de segurança e que, ao identificar transações consideradas indevidas, é possível interromper o serviço. Além disso, explicou que para ter o dispositivo é preciso apresentar documentos para comprovar a atuação legal das atividades.

Fonte: G1