Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Não, não há cervejaria alguma com 1,8 mil vagas de emprego — é só mais um golpe

Por| 21 de Janeiro de 2021 às 22h00

Link copiado!

CBS News
CBS News
Tudo sobre Kaspersky

A crise do novo coronavírus (SARS-CoV-2) abalou a economia internacional, causou grandes impactos nas operações das empresas e acabou gerando altíssimas taxas de desemprego em nosso país. Não é de se espantar que, nesse cenário desolador, os brasileiros estejam desesperados para encontrar novas oportunidades profissionais neste início de 2021 — o problema é que os cibercriminosos estão explorando esse desespero.

De acordo com um novo alerta emitido pela Kaspersky, há uma nova corrente maliciosa sendo espalhada pelo WhatsApp que visa enganar internautas desatentos e enviá-los como tráfego para um site monetizado pelos criminosos. O golpe dissemina-se como uma mensagem afirmando que uma famosa fabricante de bebidas alcoólicas estaria retomando suas atividades pós-pandemia, estando com mais de 1,8 mil vagas em aberto.

As oportunidades são diversas: jovem aprendiz, repositor de estoque, ajudante geral, recepcionista, estoquista, segurança, motorista… Informando que o salário inicial seria de R$ 1.280, os golpistas convencem a vítima a acessar o link para participar do processo seletivo. Infelizmente, não há processo algum: tudo o que cidadão encontrará será links para sites mantidos pelos estelionatários e monetizados com anúncios.

Continua após a publicidade

“Este é um típico exemplo da relação do cibercrime com as fake news. Os hackers se aproveitam de fatos que geram ansiedade na população e tentam ganhar dinheiro em cima disso. Embora pareça uma ação 'inocente', pois este golpe não traz nenhum dano ou prejuízo ao internauta, esse tipo de esquema ajuda a monetizar o cibercrime e financiá-los para atividades maiores”, diz Fabio Marenghi, analista sênior de segurança da Kaspersky.

“Os brasileiros precisam prestar muita atenção quando receberem esse tipo de oferta. Como são correntes, normalmente são enviadas por conhecidos, o que confere uma falsa legitimidade à informação”, comenta Marenghi. O golpe utiliza ainda um texto reciclado de quando a companhia estava, de fato, com vagas abertas; o site no qual o anúncio é republicado, porém, chama-se whatsappdazoeira.com.br, o que não passa credibilidade.

“Ano passado, denunciamos uma campanha que usava a mesma temática das ofertas de emprego para roubar dados de usuários. Não sabemos exatamente quantas pessoas já caíram nesse golpe, mas, pelo fluxo que temos acompanhado, a mensagem está rodando há algum tempo, então é sinal de que está dando certo para os criminosos”, finaliza o executivo.

Continua após a publicidade

Fonte: Kaspersky