Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Na China, homem é preso após ser identificado por reconhecimento facial

Por| 12 de Abril de 2018 às 18h35

Link copiado!

Abacus News
Abacus News

Um cidadão chinês identificado simplesmente como Ao foi preso recentemente ao ter seu rosto identificado por sistemas de reconhecimento facial. O meliante, acusado de cometer “crimes econômicos”, decidiu ir ao show do cantor Jacky Cheung e estava crente de que disfarçar-se na multidão iria impedir que as autoridades locais o reconhecessem. De acordo com os policiais que detiveram o suspeito, havia mais de 50 mil pessoas no anfiteatro.

Ao longo dos últimos anos, o governo chinês tem investido bastante nesse tipo de tecnologia — em alguns casos, os agentes da lei são equipados com óculos inteligentes capazes de reconhecer rostos de criminosos e alertas em tempo real. Por enquanto, o equipamento está sendo usado apenas nas estações de trem da cidade de Zhengzhou e já se provou eficaz para identificar, por exemplo, imigrantes ilegais.

Ao mesmo tempo, tal postura é amplamente criticada pelos próprios cidadãos chineses, que acusam as autoridades de montar um verdadeiro banco de dados de rostos e monitorar a população de forma desnecessária. Reconhecimento facial, aliás, é um tema tão polêmico e controverso que diversos ativistas ao redor do mundo já estão trabalhando em formas de enganar tais sistemas.

Fonte: Abacus News