Mozilla Firefox passa a indicar todos os sites HTTP como não seguros

Por Redação | 19 de Julho de 2019 às 14h38
Divulgação
Tudo sobre

Mozilla

Saiba tudo sobre Mozilla

Ver mais

Seguindo os mesmos passos que o Google deu há um ano quando lançou a versão do Chrome 68, o navegador Mozilla Firefox também vai passar a investir na segurança digital. Para isso, realizou uma alteração em seu browser sob a premissa de indicar simplesmente todos os sites HTTP como não seguros. Essa novidade chega com o lançamento do Firefox 70, que deve acontecer em meados de outubro deste ano.

O que os usuários acabam não sabendo é que essa novidade já estava inserida no navegador em questão há certo tempo, mas escondida, de certa maneira. No entanto, logo menos, ela será ativada e passará a ser utilizada por todos os internautas que forem adeptos ao navegador. Por enquanto, o browser do Mozilla Firefox cumpre apenas a função de alertar os usuários quando as páginas HTTP tiverem formulários ou processos de autenticação.

A partir da chegada da nova versão do navegador, o browser passa a não só alertar a respeito de um possível formulário ou processo de autenticação, como também exibir uma notificação indicando que o site não é seguro. "No Firefox 70 para desktop, pretendemos mostrar um ícone no ‘bloco de identidade’ (o lado esquerdo da barra de URL que é usada para exibir informações de segurança/privacidade) que marca todos os sites servidos por HTTP (assim como FTP e erros de certificado) como inseguros", explicou o desenvolvedor do Firefox, Johann Hofmann.

Essa novidade de indicar páginas HTTP como não seguras já pode ser testada pelos usuários do Mozilla Firefox, por meio de sua versão estável. Para isso, os internautas precisam apenas mudar algumas chaves responsáveis pelo comportamento do browser. Isso pode ser feito entrando em about: config e clicando duas vezes nas seguintes chaves: security.insecure_connection_icon.enabled, security.insecure_connection_text.enabled, security.insecure_connection_icon.pbmode.enabled e security.insecure_connection_text.pbmode.enabled.

Firefox 70 alerta se as senhas foram vazadas na web

Além dessa novidade, vale ressaltar que a nova versão do Firefox também chega com algumas mudanças no campo de segurança, como alertar se as senhas do usuários aparecerem em vazamentos pela internet e permite consultas sobre a integridade de emails e senhas.

Para fazer isso, o navegador vasculha vazamentos de dados que estiverem acontecendo e verifica se eles contêm e-mails e senhas que foram salvos por seus usuários. O internauta não vai ter sequer o trabalho de ir até algum site, pois se os dados tiverem realmente sido vazados, o navegador faz um alerta e pede para que seja feita uma troca imediata das informações. Além do alerta, a proposta é que o Firefox 70 ainda consiga exibir em quantos lugares as senhas apareceram, mas ainda não há informações concretas sobre essa última novidade.

Fonte: ZDNet via PPLware

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.