Movimentos do mouse podem entregar a identidade de quem usa o Tor

Por Redação | 11 de Março de 2016 às 12h15

Nos últimos anos, o Tor se tornou uma grande referência quando o assunto é manter-se completamente anônimo na internet. O navegador permite que você use um túnel para se conectar à web, mascarando seu IP e impedindo que as páginas descubram quem você e onde você está — mas, infelizmente, isso tudo pode não ser 100% confiável. O pesquisador de segurança independente Jose Carlos Norte descobriu um buraco no Tor Browser que pode associar os movimentos que você faz com o mouse à sua identidade;

De fato, o problema não está no nível de ocultação de informações, pois o Tor realmente oferece muito mais privacidade do que os demais navegadores. Contudo, de acordo com o pesquisador, a identidade do usuário ainda poderia ser identificada por meio de um método conhecido como “impressão digital do usuário”. Ela combina exploits, histórico de navegação, cookies e plugins para realizar uma análise complexa de dados não convencionais registrados a partir do comportamento do usuário. Posteriormente, estas informações podem ser associadas a uma pessoa em específico.

Em suma, utilizando este método, alguns sites podem gerar uma impressão digital única da forma como você navega, usando informações como os movimentos que faz com o mouse ou a velocidade com que você desliza uma página. Enquanto você usa apenas o Tor, tudo bem, não há como saber quem você é, mas, assim que retorna a um navegador comum, as informações podem ser comparadas a fim de chegar à sua identidade.

Ao menos por enquanto, o alento para o anonimato na web vem do fato de José Carlos ter testado o método apenas em um ambiente controlado, ou seja, ainda não é possível afirmar que ele é totalmente preciso. Entretanto, esta é, sem dúvida, uma informação alarmante e que dá indícios de que os espaços livres de outros olhares na web estão se tornando cada vez mais restritos.

Fonte: Softpedia

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.