Publicidade

Mods de Cyberpunk 2077 podem ser usados em ataques contra jogadores

Por| 03 de Fevereiro de 2021 às 11h16

Link copiado!

Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech
Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech

Depois dos bugs e dos problemas de performance, chegou a vez dos malwares. Em um alerta feito por meio das redes sociais, a desenvolvedora de Cyberpunk 2077, a CD Projekt Red, pediu que os jogadores tenham cautela no download de mods e jogos salvos com modificações para a versão PC do título, já que tais arquivos podem levar a brechas na segurança dos usuários por meio da execução remota de códigos.

Os detalhes sobre a falha não foram revelados, de forma a evitar maiores explorações, mas a vulnerabilidade estaria na forma como o título utiliza os arquivos DLL. Caso tais dados estejam manipulados de forma maliciosa, seria possível para um atacante executar comandos remotamente na máquina da vítima, a partir dos dados do game, levando a possíveis downloads indevidos, instalações de malware e roubo de dados, entre outras atividades criminosas.

A recomendação da produtora polonesa é para que os jogadores evitem o download de modificações a partir de fontes desconhecidas até que o problema seja solucionado. Como não existem mods oficiais de Cyberpunk 2077, o pedido, efetivamente, serve como indicação para que o uso desse tipo de solução seja interrompido completamente, a não ser que o usuário tenha plena confiança no desenvolvedor de uma alteração e, também, no site usado para fazer o download dela.

Continua após a publicidade

Além disso, a promessa é de que uma atualização para o problema deve ser liberada em breve, “o mais rápido possível”, de acordo com a desenvolvedora, mas não existe data prevista para isso. É mais um problema para a lista quase infindável de falhas de um título que chegou ao mercado em um estado bem aquém do esperado, principalmente nas versões base do Xbox One e PlayStation 4.

No campo dos mods, especificamente, a CD Projekt Red também já se viu envolvida em questões negativas, banindo, por exemplo, alterações que permitiam aos usuários fazerem sexo com Johnny Silverhands, interpretado por Keanu Reeves. O pedido, feito pela empresa, envolve a ideia de que a situação pode ter consequências negativas à imagem do ator, que emprestou sua aparência e voz para o personagem.

Continua após a publicidade

Da mesma forma que não comentou diretamente sobre a falha, a CD Projekt Red não falou no tipo de exploração que vem sendo realizada a partir de códigos executados por meio de DLLs maliciosas em Cyberpunk 2077. Não dá para saber ao certo quantas pessoas foram vítimas da vulnerabilidade, se alguma.

Fonte: CD Projekt Red (Twitter)