Ministério do Trabalho alerta para e-mails falsos com tentativas de fraude
Por Bruno De Blasi |
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) emitiu um aviso sobre e-mails falsos que exploram o nome para aplicar tentativas de fraude. O comunicado foi divulgado nesta quarta-feira (21) para reforçar que envia comunicados apenas por canais oficiais, e não por mensagens enviadas por correio eletrônico.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como identificar se um site é uma tentativa de phishing?
- 10 dicas para evitar ataques, fraudes e golpes no celular
A notificação joga uma luz sobre as tentativas de golpes aplicadas por e-mail que exploram o nome do MTE. Em nota à imprensa, a pasta recomenda evitar a abertura de links e o compartilhamento de dados pessoais caso uma pessoa receba um e-mail alegando ser do ministério.
“Isso pode ser uma tentativa de fraude”, reforça o comunicado.
Nesses casos, os cidadãos são orientados a entrar em contato com o ministério pelo telefone 158 ou através do portal Fala.BR, uma plataforma digital integrada de ouvidoria e acesso à informação mantida pela Controladoria-Geral da União (CGU), disponível no seguinte endereço: falabr.cgu.gov.br.
Também é possível confirmar as informações através de sites oficiais do ministério e no portal Gov.br.
Leia também:
- Motor de foguete que seria lançado em setembro explode em teste
- Aquisição do Twitter por Elon Musk vira prejuízo histórico para bancos
- Dell lança notebook com Snapdragon X Plus mais acessível no Brasil
- Ingressos do Rock in Rio somem de contas da Ticketmaster, relatam fãs
Comunicados apenas por plataformas oficiais
Ainda segundo o ministério, toda comunicação oficial ligada a processos trabalhistas, benefícios e demais temas são realizadas por canais próprios, como o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET).
“A Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE está promovendo uma campanha de divulgação do DET. No entanto, as mensagens são enviadas apenas através do sistema para todos os empregadores, inclusive domésticos, que utilizam o FGTS Digital, o próprio DET, ou transmitiram eventos pelo eSocial”, reforça a pasta.